Medicina derruba mitos – Parte 2

Açucar mascavo

Açucar mascavo

Prosseguindo a nossa série Medicina derruba mitos, descubra porque o açúcar mascavo tem o mesmo valor calórico e glicêmico do açúcar comum e porque pessoas magras podem ter colesterol alto.

Mito 5

O açúcar mascavo é mais saudável que o açúcar branco

O açúcar mascavo passa por menos etapas no refinamento, mas tem o mesmo valor calórico e o mesmo índice glicêmico que o açúcar branco. Também é metabolizado da mesma forma pelo organismo. Por não se dissolver tão facilmente, muitas vezes o açúcar mascavo é acrescentado em quantidades maiores, o que é uma desvantagem.

Mito 6

Pessoas magras não precisam se preocupar com o colesterol.
A hipercolesterolemia (quantidade elevada de colesterol no sangue) não significa necessariamente excesso de gordura na massa corpórea. O distúrbio, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, pode ter causa genética e se manifestar mesmo em pessoas com peso considerado normal.
Também pode ocorrer em pessoas que, por questões orgânicas, dissipam energia mais facilmente, armazenam menos gorduras no corpo etc. Por isso, estas pessoas não engordam, mas consomem grandes quantidades de gorduras saturadas ou trans – que se transformam em colesterol "ruim" (LDL), que adere às artérias, formando as placas de gordura, que poderão provocar um futuro infarte. Com informações do Folha On Line.