Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Psicanalista fala sobre morte e vida através do filme Invasões Bárbaras

Dra. Rosinete Maria de Mendonça Melo

Dra. Rosinete Maria de Mendonça Melo

A psicanalista Rosinete Maria de Mendonça Melo ministrou uma palestra para a Rede Feminina de Combate ao Câncer comentando o filme “Invasões Bárbaras”. O filme relata o drama pessoal de Remy (Rémy Girard), que está com câncer em estágio terminal. Os velhos amigos, afastados pelas circunstâncias da vida, voltam a se reunir em torno da expectativa da morte do protagonista.

O filme fala sobre o fim da vida e sobre a qualidade de morrer, em tempos de morte interdita. Apresenta os conflitos entre gerações (com o filho yuppie, que paga as despesas do hospital), o não-diálogo sobre a sexualidade e as perdas do envelhecimento e da própria doença.

A morte anunciada, no caso do câncer, transforma relações familiares, levando os personagens a um balanço da vida. Com a proximidade da morte, a busca de sentido se torna essencial.

O filme, analisado pela psicanalista Rosinete Mendonça Melo, fala sobre uma bela morte, com pessoas próximas, familiares e amigos. Estes vivem a perda, se despedem e falam o que sentem. A perspectiva da morte traz reconciliação e perdão, além de grandes transformações em cada um dos personagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames