28 de agosto de 2007

Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

Tratamento anti-tabagismo da Santa Casa já possui 150 inscritos -Serviço é gratuito para o SUS; custo para conveniados e particulares é reduzido

Os Grupos de Tratamento Anti-tabagismo da Santa Casa de Maceió já receberam 150 inscrições de clientes do Sistema Único de Saúde (SUS). No Dia de Combate ao Tabagismo, celebrado hoje (quarta-feira, dia 29) em todo o País, a Santa Casa de Maceió comemora os primeiros resultados da parceria firmada com o Instituto Nacional do Câncer e apoio o Ministério da Saúde.

Dos 13 participantes do primeiro grupo, 11 pararam de fumar no primeiro mês de acompanhamento, ou seja, um sucesso de 85%. A coordenadora do Núcleo de Combate ao Tabagismo da Santa Casa, a pneumologista Fátima Alécio, explica que os próximos meses serão decisivos para se avaliar a real eficácia do tratamento e a decisão de cada um em largar o fumo.

O tratamento, ministrado por profissionais do Instituto de Doenças Pulmonares da Santa Casa, dura quatro semanas e inclui acompanhamento clínico e psicológico, além de medicamentos auxiliares. Os grupos são formados por 15 pessoas. Cada participante é acompanhado individualmente após o tratamento.

Para participar dos Grupos de Tratamento para Fumantes, os clientes do SUS podem se inscrever no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió pelo telefone 2123-6037. Tanto os conveniados a planos de saúde ou como os particulares podem se dirigir ao Instituto de Doenças Pulmonares da Santa Casa de Maceió.

Os planos de saúde cobrem o tratamento, mas os conveniados assumem os custos com os medicamentos. Já os particulares têm de arcar com os dois custos, “que, entretanto, são bem acessíveis”, enfatiza Fátima Alécio.

28 de agosto de 2007