UTI neurológica salva 1.417 vidas desde 2002

Dr. Talmir Damásio dos Santos coordenador do setor.

Ao comemorar cinco anos de existência, a UTI neorológica da Santa Casa de Maceió já salvou mais 1.417 pacientes que estavam sob risco de morte, a maioria vítima de traumatismo craniano e acidente vascular cerebral (derrame).
Por ser a única Unidade de Terapia Intensiva de Alagoas especializada em patologias do sistema nervoso, “a UTI Neurológica tem ocupação de 100% em seus oito leitos, quando a média é de 90%”, contabiliza o neurointensivista Talmir Damásio dos Santos, coordenador do setor.
Capacitados no Hospital Albert Einstein, de São Paulo, doze médicos especializados se revezam no atendimento 24 horas aos pacientes da UTI Neurológica. Integram a equipe enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem.
A UTI Neurológica da Santa Casa possui um Monitor BIS, para monitorar a sedação do paciente, e um sistema para monitoração do hemometabolismo cerebral.