29 de fevereiro de 2008

Filme e pipoca na semana dedicada à mulher

O Dia Internacional da Mulher será comemorado este ano, na Santa Casa de Maceió, com filme e pipoca. É isso mesmo! Na próxima quinta-feira (06), o Centro de Estudos Lourival de Melo Mota, abrirá espaço em sua agenda de eventos científicos e de formação profissional para uma sessão de cinema com a comédia Garotas do Calendário.
Na platéia, colaboradoras e muita pipoca. No palco, após o filme, a psicanalista Rosinete Maria Mendonça de Melo fará comentários sobre a película. Rosinete Mendonça tem lançado mão da séti-ma arte em várias de suas palestras na Rede Feminina de Combate ao Câncer e em encontros do Núcleo Psicanalítico de Maceió. O evento é reservado às colaboradoras da Santa Casa de Maceió, que serão brindadas com o sorteio de brindes.
Sinopse
O filme Garotas do Calendário conta a história verídica de senhoras de meia-idade que em 1999 chocaram a cidadezinha de Rylstone, em North Yorkshire, ao resolverem posar nuas para o tradicional calendário da seção local do Women’s Institute (Instituto das Mulheres), uma instituição de donas-de-casa tão britânica quanto o chá das cinco.
Chris (Helen Mirren) e Annie (Julie Walters) não agüentam mais a chatice que são os encontros semanais da organização –um dos últimos temas foi "a ervilha, essa desconhecida". Um dia, Annie descobre que seu marido, um jardineiro adorado pela comunidade, está com leucemia. Em pouco tempo, morre, não sem antes dizer que para ele as mulheres de meia-idade, como a sua e seu grupo de amigas, são como girassóis que desabrocharam.
Como homenagem ao amigo morto, elas resolvem vencer a timidez e fazer o tal calendário, pa-ra levantar fundos para a sala de espera dos acompanhantes de pacientes de câncer do hospital local. Vira um sucesso mundial, vendendo mais do que o de Britney Spears naquele ano e levando o grupo de mulheres para Hollywood, para dar entrevistas e protagonizar comerciais.

29 de fevereiro de 2008