8 de fevereiro de 2008

Parceria internacional beneficiará pesquisadores da Santa Casa

O Hospital do Câncer A.C. Camargo, de São Paulo, e o M.D.Anderson Cancer Center, dos Estados Unidos, formalizaram uma ampla parceria para a cooperação e intercâmbio em pesquisa, ensino, inovação tecnológica e técnicas para tratamento do câncer.
A parceria entre as duas principais instituições oncológicas do Brasil e dos Estados Unidos abrirá, no futuro, um canal direto de intercâmbio entre os pesquisadores da Santa Casa de Maceió e os norte-americanos, uma vez que a instituição alagoana integrará, nas próximas semanas, a rede de 20 hospitais pólos de ensino do A. C. Camargo.
“Para se ter uma idéia, o MD Anderson é um dos poucos centros no mundo a possuir uma câmara de “próton-terapia” (foto), técnica que utiliza feixes de íons para combater tumores no lugar da radiação ou de quimioterápicos”, disse Márcio Camargo, diretor de ensino do A.C. Camargo, em visita à Santa Casa de Maceió.
Os cientistas do M.D. Anderson planejam formar uma rede de centros de pesquisa na América Latina, que terá como base a rede de pólos de ensino que o A. C. Camargo está formando em todo o País. A Santa Casa de Maceió será a única representante do hospital paulista em Alagoas a receber os cursos de pós-graduação e de curta duração.

8 de fevereiro de 2008