Santa Casa celebra Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem

Os 610 técnicos de enfermagem e os 67 enfermeiros da Santa Casa de Maceió têm, esta semana, quatro bons motivos para comemorar: o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem, ambos celebrados neta segunda-feira (12); o Dia do Técnico em Enfermagem, nesta quarta-feira, e o início dos preparativos para a instalação da Escola de Enfermagem da Santa Casa de Maceió.
O projeto já foi aprovado pelo provedor Humberto Gomes de Melo e encontra-se sob análise da área jurídica. A expectativa da gerente assistencial da Santa Casa de Maceió, Rejane Paixão e Mendes, é que a Escola de Enfermagem inicie suas atividades em 2009, sendo aberta à comunidade para formação de novos técnicos.
No futuro, em parceria com uma instituição de nível superior, serão oferecidos cursos de pós-graduação e, mais à frente, a Residência em Enfermagem na própria Santa Casa. “Ao investirmos em capacitação profissional buscamos promover segurança na assistência ao paciente, assim como aos próprios colaboradores”, disse Rejane Paixão.
Ela enfatizou a preocupação da Enfermagem mundial no tocante ao gerenciamento e redução dos eventos adversos nos ambientes ambulatorial e hospitalar. Rejane elencou várias atribuições da profissão, dentre elas o planejamento e gerenciamento das ações de enfermagem, a supervisão dos técnicos de enfermagem, a realização de procedimentos de alta complexidade, a prescrição de procedimentos de enfermagem, dentre outros.