Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Ultrassom sem qualidade pode gerar falso diagnóstico

O mastologista João Aderbal Moraes fez um alerta curto e direto esta semana em entrevista a uma emissora de TV. “O ultrassom pode apresentar um falso diagnóstico se não for realizado por um profissional experiente e por um equipamento de qualidade.”
O alerta ocorre em meio à programação do Outubro Rosa, campanha de alcance nacional que busca informar as mulheres para a questão da saúde feminina, principalmente no tocante ao câncer de mama.
Como a ultrassonografia praticamente não apresenta desconforto, muitas mulheres correm o risco de optar apenas por esse tipo de ferramenta de diagnóstico como forma de prevenção e, se deparar mais à frente, com um nódulo não identificado no exame.
A questão envolvendo a ultrassonografia é que se o profissional não tiver a habilidade necessária, o nódulo pode passar despercebido ou gerar um falso diagnóstico. Neste quesito, Alagoas é considerado um celeiro de bons profissionais, com destaque para o professor Domingos Correia da Rocha, reconhecido internacionalmente. “Nos Estados Unidos a ultrassonografia é realizada por técnicos e não é indicada na prevenção do câncer de mama”, comentou.
Na opinião de João Aderbal, a mamografia continua sendo o melhor e mais seguro meio para rastrear o câncer de mama na população feminina acima dos 40 anos. Reforçou ainda que o mamógrafo também deve ser bom ou excelente, cabendo ao profissional médico orientar a paciente sobre a melhor escolha entre os serviços disponíveis no mercado.

Ultrassonografia de mama

Ultrassonografia de mama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames