Santa Casa recebe certificação internacional Qmentum

Claudio Albuquerque, Rubens Covello, Humberto Gomes e Marcos Davi Melo e o certificado internacional Qmentum conferido à Santa Casa de Maceio

A Santa Casa de Maceió recebeu nesta sexta (2) o Certificado da Acreditação – Condição Diamante do Programa de Acreditação Internacional Canadense – Qmentum.

A solenidade de certificação do hospital ocorreu na confraternização de fim de ano da instituição no Espaço Multieventos do SESI, na capital alagoana.

O provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de compartilhar este momento com os médicos e colaboradores, “os principais responsáveis por esta conquista histórica”, conforme ressaltou o próprio executivo em entrevista coletiva com a imprensa.

A importância do feito para Alagoas e para o Brasil é simples: a Santa Casa de Maceió é a primeira a receber a certificação internacional Qmentum entre as 168 Santas Casas do País. Também é um dos 44 hospitais detentores do Qmentum Diamond (condição Diamante) em todo o mundo.

O certificado foi entregue pela cônsul & programme manager do Canadá Anouk Bergeron-Laliberté e pelo CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) Rubens José Covello. A Acreditação Qmentum (Qualidade no momento) é conferida pelo Canadian Council on Health Services aos hospitais avaliados pelo IQG. Segundo explica o executivo Rubens Covello, a Acreditação avalia a qualidade e a segurança das instituições em relação aos processos assistenciais e de gestão, sempre pautados pelas melhores práticas mundiais e tendo como foco principal o paciente.

Para obter a certificação internacional, a Santa Casa de Maceió passou por uma criteriosa avaliação onde foi evidenciada a conformidade dos padrões e das ROPs (Práticas Organizacionais Exigidas) nas dimensões: Cultura e Segurança; Comunicação; Uso de Medicamentos; Prevenção e Controle de Infecção; Ambiente de Trabalho e Avaliação de Risco.

Os avaliadores conversaram com médicos e colaboradores, além de ouvirem a opinião dos próprios pacientes atendidos no complexo hospitalar.

“A Acreditação visa a redução de eventos adversos, focando na melhora da qualidade e da segurança no cuidado com o paciente”, concluiu Covello.