Centro cirúrgico: rotinas de segurança iniciam na consulta médica e prosseguem após a alta hospitalar

A Santa Casa de Maceió expandiu o conceito de segurança assistencial ao implantar a Linha Cirúrgica do hospital e o Programa de Cirurgia Segura (PCS). O PCS define uma série de fluxos assistenciais visando à segurança do paciente cirúrgico.

A expansão no conceito de segurança assistencial, conforme explicou a coloproctologista Aline Apel, gestora médica do PCS, se deve ao fato de que tais rotinas não se restringem apenas ao campo cirúrgico, mas englobam todo o processo de internação: da consulta com o médico, passando pelo próprio centro cirúrgico, além do período após a alta hospitalar.

Mas, para o paciente, o que significa segurança assistencial? Significa que os vários times e setores do hospital, envolvidos direta ou indiretamente no atendimento, construíram uma série de rotinas para evitar que ocorram os chamados eventos adversos.

Entre tais eventos adversos estão: erros na administração de medicamentos; cirurgias no membro errado; gazes ou instrumentais cirúrgicos esquecidos dentro do paciente; quedas do leito; contaminação intra-hospitalar entre outras situações que põem em risco a saúde do paciente.