Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Geasc tem aula de Biodance nesta segunda (20)

biodanca2O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) terá esta segunda (20/03) uma aula de “Biodance” com a Professora Telma Niaty. O encontro começa às 14 horas no auditório do centro de estudos da instituição, no centro da capital alagoana.

Mas, o que é Biodança?

Uma combinação de dança e psicologia, assim é a Biodança. Criada pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro, a atividade tem o objetivo de humanizar a psiquiatria.

Teresa Lima, diretora da Escola de Biodanza Rolando Toro São Paulo, explica cada uma delas. As linhas de potenciais existem para trabalhar questões da vida com a dança. “A vitalidade trabalha a auto-regulação, as questões de saúde e corpo”, diz. Os exercícios exigem muito fôlego, para que as pessoas percebam seus limites e diferenças. “Valorizamos isso, que todos são diferentes”.

Na linha da sexualidade, é trabalhada a sensualidade. “Todos temos sensualidade e, em algum momento da vida, ela é bloqueada”, conta Teresa.

Na criatividade, são realizados exercícios para que os praticantes tenham mais jogo de cintura. “Os alunos de biodança passam a usar mais sua criatividade na vida”, diz a diretora.

Na linha da afetividade, a pessoa aprende por meio dos exercícios a fazer o bem sem receber algo em troca.

A última linha, da transcendência, procura vivenciar o instante. “A pessoa entende a integração com as coisas vivas, que modifica o planeta e que o fato de estar vivo é um milagre”, afirma Teresa Lima.

A Biodança é praticada em grupo e pode ser vivenciada por qualquer pessoa. Os exercícios são lúdicos e trabalham as linhas de potencial. “A Biodança é a dança da vida, do amor. Pelos movimentos e pela música, a pessoa melhora os potenciais e sua relação com o mundo”, finaliza ela.

Citando Rolando Toro: “Biodanza é a participação em um novo modo de viver, a partir de intensas vivências pessoais induzidas pela dança. Com informações do portal Vila Mulher.

 

O Geasc

O Grupo de Envelhecimento Ativo destina-se a homens e mulheres com mais de 60 anos idosos, sejam pessoas da comunidade, usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição e seus parentes.

Os encontros do Geasc ocorrem semanalmente, todas as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota (no complexo da Santa Casa de Maceió) no centro da capital alagoana. As palestras são gratuitas e aberta à comunidade.

O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal com o acompanhamento da geriatra Helen Arruda e a participação de profissionais de diversas áreas e setores da instituição.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames