11 de julho de 2017

Santa Casa de Misericórdia realiza treinamento de cipeiros

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió (SCMM) realiza a partir desta terça-feira (11), o Treinamento da CIPA – Gestão 2017/2018. A capacitação acontecerá até a próxima sexta-feira (14), das 14h às 18h, no Centro de Estudos da instituição.

Na programação, palestras sobre Ergonomia no Trabalho, ministrada pelo fisioterapeuta Marcone Braga, Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições das Comissões, com a técnica de Segurança do Trabalho, Thayse Emanoele, Noções de Gerais de Quimioterapia (Riscos Químicos), com a enfermeira do Centro de Oncologia, Poliana Lima Brito de Almeida, entre outros temas.

Já no dia 21 haverá o Treinamento Prático de Combate a Princípio de Incêndio, das 8 às 12h30, nas dependências da empresa CASAL, localizada no bairro do Farol. Na programação, além de palestras, os cipeiros realizarão exercícios práticos de combate a incêndios.

O que é a Cipa?

A Cipa é uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, cujo objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Segundo a Norma Regulamentadora (NR) n° 05, “devem constituir Cipa e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados”.

Os cipeiros, como são chamados informalmente os membros da Cipa, recebem capacitação visando conhecer o conteúdo da NR5, formação e estrutura do órgão, tipos de riscos de saúde e segurança ocupacional, leitura de mapas de risco, identificação e correção de riscos para a saúde do trabalhador, dentre outros.

 

11 de julho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *