Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Curso difunde em AL novas técnicas cirúrgicas entre médicos brasileiros e do exterior

Cirurgião vascular e professor Bruno Freitas no centro cirúrgico da Hemodinâmica da Santa Casa de Maceió 

Professores Scott (EUA) esteve na Santa Casa de Maceió compartilhando conhecimentos em curso internacional transmitido por videoconferência

A Santa Casa de Maceió sediou no último final de semana o curso internacional Evidence Expert Course reunindo 31 especialistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e Porto Rico.

O evento foi promovido pelo cirurgião vascular Bruno Freitas em parceria com o também cirurgião Eric Scott, dos Estados Unidos, e a empresa Medtronic Global Inc.

“A iniciativa visa fortalecer o papel da Hemodinâmica do hospital como polo de difusão de conhecimento com a criação de um centro de excelência para cirurgiões nas áreas de cardiologia, neurologia e vascular. É, sobretudo, o marco inicial do Serviço Avançado de Moléstias Vasculares na Santa Casa de Maceió”, anunciou Bruno Freitas.

O Evidence Expert é o primeiro de uma série de iniciativas a serem realizadas para os profissionais e pacientes da Hemodinâmica. Haverá uma agenda de eventos similares, inclusive com planejamento de estender essas atividades para as as áreas de neurointervenção e cardiologia intervencionista.

Ao implantar o Serviço Avançado de Moléstias Vasculares, o professor Freitas traz para Alagoas novas técnicas cirúrgicas consolidadas nos últimos oito anos na Europa e nos Estados Unidos mas que ainda estão engatinhando na América Latina.

De cada dez pacientes elegíveis para reconstrução vascular, algo entre dois e três não conseguem ser tratados devido à gravidade da doença. Algumas técnicas e dispositivos apresentados no curso buscam justamente aumentar a taxa de sucesso.

“O que fizemos aqui no último final de semana, tanto em termos de procedimentos, como de equipamentos, é o que fazemos na Alemanha e o que estamos fazendo em centros de excelência brasileiros como o Albert Einstein, Sírio-Libanês, Copa D’Or entre outros”, afirma o especialista, que nasceu em Pernambuco, estudou em São Paulo, residiu e trabalhou nos últimos seis anos como médico em Leipzig (Alemanha) e radicou-se em Maceió, onde já se considera alagoano.

Apesar de estar à frente do Evidence Expert Course, Bruno Freitas destacou o apoio recebido de todos para o sucesso de evento. Agradeceu o empenho da direção da instituição, a liderança dos médicos Amilson Pacheco, Leilton Luna e Rodrigo Peres e a participação essencial das equipes de enfermagem e de apoio.

O Serviço Avançado de Moléstias Vasculares engloba atividades nas áreas de angiologia, cirurgia vascular, ecografia vascular e angioradiologia intervencionista, sendo sua equipe formada pelos cirurgiões: Elton Correia, Diego Espíndola, Jubrant Petruceli, Mário Amorim, Ronaldo Nardão e Wellington Mandinga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames