Doações de sangue caem pela metade no período da folia; RH negativo é o mais raro

O período de férias e de carnaval é ótimo para descansar e brincar, certo? Para os bancos de sangue e hospitais de todo o País, porém, é um período extremamente preocupante.

Segundo o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, o número de doações cai pela metade no período. O problema é que a demanda por sangue e plaquetas em centros cirúrgicos e hemocentros aumenta perigosamente.

Por isso, nessas prévias carnavalescas a Santa Casa de Maceió convida colaboradores e doadores (regulares e novos) a salvarem vidas doando sangue. Confira abaixo quem pode doar sangue.

E quem precisa deste sangue?

Os estoques de sangue e de plaquetas destinam-se aos pacientes internados no hospital (entre crianças e adultos), em tratamento de leucemia e até mesmo pacientes da Ortopedia e Cardiologia. Quem mais sofre são as famílias de pacientes leucêmicos, que precisam das plaquetas para que seus entes queridos possam sobreviver.

Qual tipo de sangue é mais difícil de conseguir?

Todos os tipos sanguíneos sofrem baixa nesse período, mas os do tipo RH negativo – que possui um número menor de doadores – é o mais difícil de se encontrar também no carnaval.

O que é preciso para doar sangue?

• Estar bem de saúde
  • Vir alimentado
  • Trazer documento oficial com foto ou fotocópia autenticada
  • Ter idade entre 18 e 60 anos
  • Pesar a partir de 55 kg
  • Nosso horário de funcionamento é das 07h30min às 16h.
  • Para mais informações ligar para: 2123-6240 Recepção e 2123-6098 Serviço Social