Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Residência Médica: confira as principais dúvidas; inscrições terminam hoje (04/01)

A Residência Médica da Santa Casa de Maceió encerra nesta quinta (04/01) as inscrições para o concurso público que selecionará os novos médicos residentes da instituição. A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação, validou as 41 vagas ofertadas este ano em 16 programas (especialidades).

O que é a residência médica?

A residência médica é uma modalidade de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, reconhecida pela CNRM e realizada apenas em hospitais que possuam estrutura para realizar este tipo de formação profissional.

Quem conclui o curso pode ser considerado um especialista?

O Programa de Residência Médica confere o título de especialista ao profissional. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Quem pode ingressar?

Médicos formados (bacharéis) ou aqueles que já concluíram a residência em Clínica Médica e buscam especializar-se.

Quais vagas estão sendo ofertadas?

Com seis vagas, o programa de Clínica Médica é o mais concorrido, uma vez que esta especialização é pré-requisito para diversas outras. O segundo programa com mais vagas é anestesiologia, com quatro vagas. Na outra ponta, Radioterapia tem apenas uma vaga. Todos os demais oferecem duas vagas.

Como faço minha inscrição?

As inscrições são realizadas apenas pelo site. O valor do investimento é R$ 400,00. O edital do processo seletivo para ingresso na Residência Médica da Santa Casa de Maceió está disponível para consulta no site da Consesp Concursos clicando aqui.

Posso fazer prova fora de Maceió?

A principal novidade este ano é a realização de provas em duas cidades: Maceio (AL) e São Paulo (SP). Outro diferencial é a publicação de dois editais, um para os programas com acesso direto (Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia) e outro para os programas que exigem pré-requisito (Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cardiologia Clínica, Geriatria, Medicina Intensiva, Neonatologia e Nefrologia).

Como é o processo seletivo?

O processo seletivo será realizado em duas fases: a primeira é a prova escrita prevista para 21 de janeiro de 2018. A segunda é a entrevista, que ocorrerá em 1º de fevereiro, em local e horário a ser divulgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames