Confira a programação do III Simpósio de Cirurgia Segura

A organização do III Simpósio de Cirurgia Segura da Santa Casa de Maceió acaba de divulgar a programação científica do evento. Promovido pela Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, o evento ocorrerá em 25 e 26 de maio no centro de convenções do Hotel Jatiúca. Antes da abertura, o simpósio realizará uma homenagem surpresa.

Na palestra inaugural nomes como o do médico Enis Donizetti Silva (SP), com o tema “Segurança do Paciente: Onde estamos e quais os próximos passos?”; da médica alagoana Tereza Tenório, abordando as novas orientações da OMS para a prevenção de infecção de sítio cirúrgico e a enfermeira Júlia Yaeko Kawagoe (da multinacional BBraun), discutindo as evidências da antissepsia cirúrgica alcoólica das mãos.

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser realizadas até 23/05 na Divisão de Ensino e Pesquisa, na Santa Casa matriz, ou na abertura do evento, no dia 25/05.

Investimento

Profissionais da Santa Casa de Maceió: 02 pacotes de fraldas geriátricas | Residentes e estagiários não obrigatórios da Santa Casa: 02 latas de leite | Profissionais Médicos externos: R$ 150,00 | Outros profissionais externos: R$ 100,00 | Estudantes externos: R$ 50,00

Data: 25/05/2018 (SEXTA)

19:00 – 19:30 horas      ABERTURA

HOMENAGEM

19.30 – 20.00 horas – Conferência de abertura: “Segurança do Paciente: Onde estamos? Quais os próximos passos?”

Coordenador: Dr. Francisco Silva de Oliveira (SCMM)

Palestrante: Dr. Enis Donizetti Silva (SP)

20.00 – 21.00 horas – Otimizando o processo de controle de infecção em Cirurgia

Coordenador: Dr. Jacob Rego de Miranda (SCMM)

Moderadores: Dra Rosane Mª Souza Costa Brandão (SCMM) / Enfª Maria Clara dos Santos Ferreira (SCMM)

20.00 – 20.20 horas – “Novas orientações da OMS para prevenção de Infecção de Sítio Cirurgico”.

Palestrante: Dra Maria Tereza Freitas Tenório (SCMM)

20.20 – 20.40 horas – “Antissepsia cirúrgica alcoólica das mãos: quais as evidências?

Conferencista: EnfªJúlia Yaeko Kawagoe (BBRAUN)

20.40 – 21.00 horas – Discussão.

COQUETEL DE ABERTURA

Data: 26/05/2018 (SÁBADO)

8.30 – 10.20 horas – Mesa Redonda “LINHA DO CUIDADO CIRÚRGICO: EVITANDO EVENTOS ADVERSOS”.

Coordenador: Dra. Roberta Ribeiro Marques Brandão (SCMM)

Moderadores: Dr. Robério Silva Melo (SCMM) / Dr. Nélio Ernane Monteiro da Silva (SCMM)

8.30 – 08.50 horas – “Anestesia Segura: Processo perioperatório”.

Palestrante: Dr. Enis Donizetti Silva (SP)

8.50 – 09.10 horas – “A Educação continuada e seu impacto na qualidade do Cuidado e na Segurança do Paciente”.

Conferencista: Dra. Anna Butter Nunes (RJ)

9.10 – 09.30 horas – “Tromboembolismo Venoso: porque ainda continua como principal Evento Adverso Evitável?”

Palestrante: Dr. Bruno Leonardo de Freitas Soares (SCMM)

9.30 – 9.50 horas – “O impacto da tecnologia na Segurança do Paciente Cirúrgico.”

Palestrante: enfª Ana Elizabeth Faustino Pena (PE)

09.50 – 10.20 horas – Discussão.

10.20 – 10.50 horas – Pausa para o café / POSTERES

10.50 – 12.20 horas – Mesa Redonda: A gestão Otimizando os Processos Cirúrgicos

Coordenador: Dr. Aldo Sérgio Calaça Costa (SCMM)

Moderadores: Dr. Luciano de Almeida Santos (SCMM)/ Nair Barbosa Tenório de Gusmão (SCMM)

10.50 – 11.10 horas – “Gestão por indicadores: a importância do registro seguro”.

Palestrante: Sr. Thiago André Lopes Caldas (SCMM)

11.10 – 11.30 horas – “A experiência do paciente: O que ele espera de uma instituição de saúde? Como incluí-lo no cuidado?”.

Palestrante: Dra. Anna Butter Nunes (RJ)

11.30 – 11.50 horas – “Rotinas de Centro Cirúrgico x Segurança do paciente”

Palestrante: Dr. Rogério César Correia Bernardo (SCMM)

11.50 – 12.20 horas – Discussão