8 de junho de 2018

“Convocado para doação, entrei na seleção”: campanha pede doadores de sangue com urgência

Aproveitando o período junino e a Copa do Mundo, o Serviço de Hemoterapia da Santa Casa de Maceió realiza de 07 a 30 de junho a campanha de adesão de novos doadores intitulada:

“CONVOCADO PARA DOAÇÃO, ENTREI NA SELEÇÃO”.

O objetivo da campanha é aumentar os estoques de sangue e plaquetas (hemocomponentes) para melhor atender a demanda nesse período de férias e festejos juninos. A queda nas doações decorre também do inverno, período que acarreta gripes e resfriados, que são impeditivos para a doação. (veja abaixo quem pode ou não doar sangue).

O que é preciso para doar?

  • Estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e levar documento oficial com foto recente ou fotocópia autenticada.

O que impede a doação de sangue?

Os impedimentos temporários são os resfriados (é preciso aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes, ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 24 meses, ter passado por situações com risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

Quem não pode doar?

Estão impedidos de doar sangue pessoas que tenham as hepatites B e C, o vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II, malária, Doença de Chagas e usuários de drogas injetáveis.

8 de junho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *