Hospitais devem ser avaliados pelo grau de segurança

Protocolos reduzem risco de eventos adversos

Quando surge a necessidade de recorrer a um serviço hospitalar, qual o critério utilizado para escolher a instituição? Localização, rede credenciada do seguro saúde ou indicação de amigos? E a qualidade nos serviços prestados? Como o paciente pode saber se nos bastidores existem realmente procedimentos confiáveis e que garantam a sua segurança?

Na maioria dos hospitais da Europa, Estados Unidos e do Canadá, o principal parâmetro usado pela população para escolha de um serviço de saúde é a Acreditação. No Brasil também já é realidade, porém a sociedade brasileira ainda não tem a cultura de procurar por serviços de saúde acreditados. Nossa missão é multiplicar este conceito junto à população e mostrar a importância das instituições de saúde investirem na qualidade de sua assistência”, disse o CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello.

O termo Acreditação é pouco conhecido no Brasil, mas pode fazer a diferença quando se entende que muitos riscos no atendimento ao paciente podem ser evitados pela adoção de rotinas de segurança nos hospitais. É justamente a adesão a esses protocolos assistenciais e a periódica auditoria interna e externa que validam a Acreditação em todo o mundo, tornando-a sinônimo de excelência e qualidade.