Sepse e TEV: protocolos focados na segurança do paciente salvam vidas

A Emergência 24 Horas da Santa Casa de Maceió registrou no último trimestre 34 pacientes com sinais de sepse e 86 estratificados para o risco de trombose venosa ou embolia pulmonar, e isso somente no mês passado.

Num universo de 5 mil atendimentos, esse número parece pouco, mas caso não tivessem sido diagnosticados e tratados corretamente, tais pacientes poderiam ter tido sérias complicações, correndo risco inclusive de óbito.
Esse grupo de pacientes foi salvo graças a dois protocolos assistenciais adotados na Santa Casa de Maceió: o de Sepse e o de TEV (Tromboembolismo Venoso).

No momento da triagem, em que uma enfermeira mede os sinais vitais do paciente ao ingressar na unidade, tais protocolos podem ser ativados levando a uma série de procedimentos por parte da equipe assistencial. Mas, há ainda outros protocolos focados na segurança, como o Transporte Seguro do Paciente (com regras neste sentido) e o de Deterioração Clínica (que analisa os sinais vitais).