8 de julho de 2018

Em mulheres: você sabia que “derrame” e “infarto” matam mais que câncer?

Quem mata mais as mulheres? O câncer ou doenças cardiovasculares como o AVC e o infarto do miocardio? Se você respondeu o câncer errou.

“Há sete vezes mais chances de uma mulher morrer por causa de um infarto agudo do miocárdio do que de um câncer de mama”, alerta a cardiologista Maria Alayde Rivera, representante do Brasil no Conselho de Cardiopatias na Mulher da Sociedade Interamericana de Cardiologia, do qual foi Presidente até junho deste ano.

Se por um lado esse equívoco leva a uma maior prevenção do câncer, por outro implica em menor compromisso das mulheres no controle dos fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares como o próprio infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

A questão também está associada a uma menor taxa de investigação desse conjunto de doenças nas mulheres, bem como uma maior negligência no seu tratamento.

“Daí a ideia do I Simpósio Internacional de Doença Cardiovascular na Mulher, fórum onde reuniremos importantes contribuições neste campo da Medicina”, comentou Alayde Rivera, que coordena o evento com a participação dos médicos Amilson Pacheco, Anabel Viviane, George Franco, Mario Martiniano e Sidney Pinto.

O evento

A Santa Casa de Maceió promove nos dias 13 e 14 de julho o I Simpósio Internacional de Doença Cardiovascular na Mulher. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca. Já está confirmada a participação das especialistas Mónica Acevedo Blanco, Maria Paniagua de Decoud, Marildes Luiza de Castro, Mildren del Sueldo e Marcia de Melo Barbosa. Confira a programação completa e demais informações sobre inscrições em www.santacasademaceio.com.br.

8 de julho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *