Centro Cirúrgico promove 2ª turma de curso sobre instrumentos endourológicos

Urologista Mário Ronalsa abre curso sobre ferramental cirúrgico

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Maceió prossegue com o projeto de capacitação sobre o uso correto de instrumentos cirúrgicos. Na primeira turma, a iniciativa atualizou as equipes de enfermagem da Linha Cirúrgica e da Central de Material e Esterilização.

Nesta segunda turma, foi a vez das equipes da Farmácia, marcação cirúrgica, Central de Órteses e Próteses, Compras, Setor de Autorização, enfermeiros e equipe administrativa da Linha Cirúrgica da Santa Casa de Maceió.

Como lembra Nair Gusmão, gestora administrativa da Linha Cirúrgica, existem instrumentais e equipamentos cirúrgicos que chegam a custar até R$ 100 mil e que, se manuseados incorretamente, podem ser danificados e gerar prejuízos para o hospital.

Participaram do curso os urologistas Mário Ronalsa e Rogério Bernardo, que levaram para o auditório do centro de estudos da Santa Casa de Maceió os principais ferramentais utilizados pela endourologia no centro cirúrgico.

Os 80 profissionais inscritos receberam informações sobre procedimentos urológicos, instrumentais, cuidados no manuseio entre outros.

“Uma equipe qualificada favorece que os resultados para o paciente também sejam positivos”, comentou o urologista Mário Ronalsa após uma das palestras.

Já a supervisora do Centro Cirúrgico Maria Clara Ferreira frisou que este é a segunda edição da iniciativa, que deve incluir outras especialidades médicas e outras áreas.

Representando a empresa Handle, a consultora de negócios Aida Barros lembrou que os equipamentos e instrumentais são sensíveis e que qualquer manuseio incorreto pode danificá-los.

“O instrumental pode ser danificado até na hora de retirar da embalagem, no transporte e na esterilização”, alertou Aida Barros.