TAVI: moderna técnica é alternativa para tratar pacientes idosos

Cardiologistas intervencionistas Leilton Luna, Amilson Pacheco, Evandro Martins e o moderno fluoroscopio

O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Maceió realizou esta semana o terceiro implante valvular aórtico transcateter de sua história.

A paciente, uma senhora de 80 anos com uma grave estenose (estreitamento) na válvula aórtica, se recupera bem e em casa.

A válvula aórtica permite o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo do coração até a aorta, e dela para o corpo.

“A estenose impede a abertura correta da válvula, forçando o coração a trabalhar mais. Nos casos mais graves, principalmente em idosos, pode levar à morte súbita”, alerta o cardiologista intervencionista Evandro Martins, responsável pela cirurgia e por trazer essa moderna técnica para a Santa Casa de Maceió.

No implante valvular aórtico transcateter (Tavi, pela sigla em inglês) a válvula aórtica doente recebe uma prótese autoexpansível fabricada nos Estados Unidos.

O implante da prótese ocorre por meio de um cateter, que é inserido através de um pequeno “furo” ou punção na virilha, a fim de evitar incisões para abertura do tórax. A nova técnica também dispensa a parada cardíaca temporária, realizada no procedimento cirúrgico convencional.

Um cateter percorre as artérias levando a prótese em forma de malha até a válvula, envolvendo-a. A partir de então, a prótese passa a fazer parte do organismo sem apresentar rejeição.