Santa Casa de Maceió celebra memória de São Vicente de Paulo

A capela da Santa Casa de Maceió promove a Festa de São Vicente de Paulo entre os dias 24 e 27 de setembro. Na programação do evento, celebrações eucarísticas, apresentação de coros e missa festiva em honra a São Vicente de Paulo, que morreu em Paris em 27 de setembro de 1660 e foi canonizado pelo papa Clemente VII em 1737.

O religioso organizou e sistematizou a assistência hospitalar assim como as ações de caridade aos mais pobres e vulneráveis de seu tempo. O corpo de São Vicente permanece incorrupto até hoje.

SÃO VICENTE, SEGUINDO A CRISTO ZELOSAMENTE, TORNOU-SE INSPIRAÇÃO E MODELO PARA OS FILHOS DA IGREJA.

A festa de São Vicente de Paulo deste ano se insere no contexto das celebrações da Igreja no Brasil: o ano do laicato, ano temático que terá sua conclusão na Solenidade de Cristo Rei, em 25 de novembro de 2018.

O termo leigo para a Igreja se refere a todos os cristãos com exceção dos membros da ordem sacra ou do estado religioso reconhecido pela autoridade eclesiástica. Este termo não é bem empregado quando a pessoa quer se referir a uma situação de ignorância do conteúdo da fé.

“A vocação própria dos leigos consiste precisamente em procurar o Reino de Deus ocupando-se das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus […]. Pertence-lhes, de modo particular, iluminar e orientar todas as realidades temporais a que estão estreitamente ligados, de tal modo que elas sejam realizadas e prosperem constantemente segundo Cristo, para glória do Criador e Redentor. A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar, com as exigências da doutrina e da vida cristã, as realidades sociais, políticas e econômicas. Os fiéis leigos devem ter uma consciência cada vez mais clara, não somente de que pertencem à Igreja, mas de que são Igreja, isto é, comunidade dos fiéis na terra sob a direção do chefe comum, o Papa, e dos bispos em comunhão com ele. Eles devem ter presente que em todos os assuntos temporais se devem guiar pela sua consciência cristã, pois nenhuma atividade humana, mesmo de ordem temporal, pode subtrair-se ao domínio de Deus”.

Através destes três dias de preparação para a celebração solene, por meio de momentos que esperamos sejam intensos de oração e reflexão, desejamos cooperar com o objetivo deste ano dedicado ao laicato: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Será para nós motivo de muita alegria ter a sua presença nestas celebrações em honra ao grandioso patrono do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Confira a programação completa:

Dia 24/09 – Segunda-feira

Missa de abertura às 17h

Tema – “Por nós homens e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou…” Missão de Cristo, Missão da Igreja, Missão do leigo: A vocação do leigo consiste em uma específica modalidade de participação na única missão da Igreja.

Convidados especiais: Apostolado da Oração

Coro da Terceira Idade da Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Dia 25/09 – Terça-feira

17h Celebração Eucarística

Tema – “A criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8, 19). Faz-se urgente na Igreja a formação de uma consciência leiga verdadeira. Ou seja, a capacidade de ver toda a realidade humana do ponto de vista verdadeiro: Jesus Cristo.

Convidados especiais: Pastoral da Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Coro Grupo Laudate

Dia 26/09 – Quarta-feira

17h Celebração Eucarística

Tema – “Reunir em Cristo todas as coisas” (Ef 1 ,10). São Vicente, por amor a Cristo e à Igreja, funda uma obra que permite que muitos leigos descubram como exercer um papel dentro do mundo. Hoje existem muitas iniciativas louváveis, mas a referência à fé fica escondida; diferente do tempo dos santos quando não havia nenhuma ação dos cristãos separada da fé. Tudo era claramente relacionado com a fé.

Convidados especiais: Vicentinos

Coro dos Idosos

Dia 27/09 – Quinta-feira

17h Solene Celebração Eucarística.

Participam da Missa o corpo executivo do hospital, membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, médicos, equipe multidisciplinar e todos colaboradores da instituição.

Coro São Vicente de Paulo