Santa Casa segue entre as melhores do setor saúde em ranking nacional

O anuário “As Melhores da Dinheiro 2018”, veiculado neste mês de setembro pela revista Dinheiro e editado pela Editora Três, publicou o ranking das 1.000 melhores empresas do Brasil. A Santa Casa de Maceió é a terceira melhor do país, atrás apenas do Hospital Oswaldo Cruz e do Grupo Fleury, dois nomes de peso no cenário nacional.

Para dar corpo ao guia, foi usado o resultado das respostas dos questionários preenchidos pelas empresas participantes no site da revista. A avaliação envolveu cinco critérios para medir e premiar a boa administração: sustentabilidade financeira, a gestão de recursos humanos, a gestão em inovação e qualidade, a responsabilidade social e ambiental e a governança corporativa.

Neste último item, a Santa Casa de Maceió ficou em primeiro lugar, com 69,38 pontos. Na mesma categoria, o Hospital Oswaldo Cruz registrou 61,5 pontos, o Grupo Fleury, 27 e a Clinipam, 24. Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Para o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, estar entre os melhores, numa publicação reconhecida e respeitada como a Isto é Dinheiro, é mais um momento de alegria para a instituição. “Ver o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo feito, razão pela qual estamos já, há alguns anos, com a Acreditação de Excelência e Acreditação Internacional, é muito gratificante. Com esta publicação, mais uma vez, estamos entre as melhores da Isto é Dinheiro, o que vem referendar o esforço que a instituição tem feito para manter a sua sustentabilidade sem deixar de cumprir a sua missão que é o atendimento da população carente, através dos atendimento aos paciente do SUS, que representa mais de 60%”, destacou.

O hospital alagoano também ficou entre as quatro melhores do Brasil nos quesitos: Sustentabilidade Financeira – 4º lugar (173 pontos), Recursos Humanos – 3º lugar (50,85 pontos), Inovação e Qualidade – 2º lugar (75 pontos) e Responsabilidade Social – 3º lugar (48 pontos).

“Por mais um ano, a Santa Casa de Maceió conquistou destaque nacional na publicação da Isto é Dinheiro, consolidando o trabalho com um dos melhores indicadores por seu correto controle financeiro. Para se ter uma ideia, se formos comparar com demais entidades do mesmo setor, nossa avaliação tem sido sempre positiva, pois mantemos, de forma continuada, e não atípica, uma saúde financeira em evolução. Com a eficiência dos processos, nosso principal objetivo é garantir a segurança do paciente, com eficiência assistencial e equilíbrio financeiro. Estar entre as melhores empresas do país, é motivo de muita alegria para nós”, disse o diretor administrativo-financeiro, Dácio Guimarães Borges.

Segundo a revista, os dados para a confecção do anuário “As Melhores da Dinheiro 2018” foram compilados e organizados pela empresa de tecnologia Rentsoft sob coordenação do consultor Anderson Martins e a metodologia de análise coordenada pelo economista Miguel Ângelo Arab.

Para participar da processo de avaliação da revista, a Santa Casa de Maceió preencheu questionários e enviou o Relatório de Atividades de 2017, bem como o balanço financeiro e econômico da instituição. “Nos últimos cinco anos (2013, 2014, 2016, 2017 e 2018), a Santa Casa de Maceió está entre as melhores do anuário da Isto é Dinheiro. Isso é o reconhecimento do esforço conjunto, direção, colaboradores, médicos e parceiros, com o objetivo de uma gestão moderna e eficaz para o melhor atendimento da sociedade alagoana”, ressaltou Sílvio Melo, gerente corporativo de Gestão de Pessoas.