Santa Casa inicia internato com 2º grupo de acadêmicos da primeira turma de Medicina do Cesmac

A Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió deu as boas-vindas ao segundo grupo de acadêmicos da 1ª turma de Medicina do Cesmac. O provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de saudar os novos 43 alunos do internato. O primeiro grupo, formado por 50 estudantes, iniciou o período de estágio em julho.

Em sua fala, o provedor lembrou a importância histórica deste momento. Destacou que a Santa Casa de Maceió foi o centro de formação prática da antiga Faculdade de Medicina, antes da abertura da Universidade Federal de Alagoas no início dos anos 1960.

“Estamos resgatando a vocação histórica da Santa Casa de Maceió como hospital de ensino. Iniciamos com a Residência Médica e completamos agora com esta parceria com o Cesmac”, comentou.

Como é praxe, o internato inicia com encontros de integração, onde os discentes travam um primeiro contato com a instituição, estruturas, rotinas e preceptores que o acompanharão ao longo de sua formação dentro do ambiente hospitalar.

Ao longo de dois anos os acadêmicos passarão pelas áreas de clínica médica, cirúrgica, pediatria e gineco-obstetrícia, sendo 8 semanas em cada área. De acordo com a especialidade, os grupos estarão presentes na Santa Casa matriz, na Santa Casa Nossa Senhora da Guia, na Santa Casa Poço e na Santa Casa Rodrigo Ramalho.

O Ministério da Educação exige ainda formação em outras três áreas: atenção básica, saúde mental e emergência. Nesses três casos os estudantes serão direcionados para outras instituições parceiras do Cesmac.

“Estamos construindo algo nunca realizado na Santa Casa de Maceió: a integração de acadêmicos à rotina assistencial do hospital. Creio que a expertise e a estrutura já implantada da Residência Médica permitirá que alcancemos pleno êxito na formação de uma nova geração de médicos em Alagoas”, disse Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió.

Somando-se os quase 100 estudantes da primeira turma de Medicina e os acadêmicos das demais turmas, distribuídos em diferentes níveis de aprendizado, o hospital soma hoje quase 500 universitários circulando por seus corredores.