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Índice PCO/Anahp: satisfação de colaboradores da Santa Casa bate recorde em 2018

A Santa Casa de Maceió bateu o recorde do Índice de Favorabilidade (IF) 2018, que mede a satisfação dos colaboradores em relação à empresa, saltando de 66 pontos em 2015 para 80 em 2018.

Desde 2015 o IF da Santa Casa de Maceió vem sendo obtido por meio da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) da Associação Nacional de Hospitais Privados. Realizado entre 08 e 22 de junho, o trabalho é coordenado pela empresa de pesquisa Korn Ferry, parceira da Anahp.

O salto é ainda maior quando comparamos com o IF obtido nos anos de 2008 e 2013: 49,5 e 58,08 pontos, respectivamente. Na época, o trabalho foi conferido à consultoria CnRH Recursos Humanos.

 

Como é realizada a pesquisa?

A Korn Ferry solicitou a relação de todos os colaboradores ativos da instituição e selecionou um grupo de colaboradores, dos quase 3 mil em atividade, para que respondessem ao questionário “on line”. As informações prestadas por cada colaborador ficam sob sigilo, de posse apenas da equipe da Korn Ferry.

“A PCO mostra a percepção dos colaboradores sobre temas importantes da instituição para que a gestão possa conhecer os pontos fortes da instituição, assim como os que precisamos desenvolver”, disse o gerente Sílvio Melo (Gestão de Pessoas).

“Neste processo, não pode haver interferência da lideranças sobre suas equipes”, acrescentou Sílvio Melo. Entre as orientações destaque-se: não influenciar ou dificultar de alguma forma a liberdade dos colaboradores nas respostas da pesquisa, reunir os colaboradores para o preenchimento da pesquisa, entregar brindes ou pressionar os colaboradores para que respondam à pesquisa.

A empresa responsável pelo trabalho orienta ainda que as lideranças devem estimular os colaboradores para responder em tempo hábil e da forma mais consciente possível; providenciar equipamento, caso o colaborador não trabalhe diretamente com computador; e sensibilizar o colaborador para a importância deste instrumento de comunicação.

Qualidade de Vida

Conforme destaca Gilvanete Pereira, coordenadora de Gestão de Pessoas, foram desenvolvidas neste último ano diversas ações baseadas nos aspectos que mereciam cuidados e relacionados na pesquisa anterior.

“Dentro do Programa de Qualidade de Vida elencamos várias ações, que em muito contribuíram para que o colaborador melhorasse a percepção acerca da instituição”, disse Gilvanete.

Na lista estão projetos como: Coaching (com uma média de 40 lideranças com processos voltados ao desenvolvimento de equipe); Ginástica laboral (para mais de 300 colaboradores das áreas administrativas e operacional); Blitz ergonômica (atuação de fisioterapeuta nas Unidades de Internação para profissionais ligados à assistência, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem); Sede do Saber (compartilhamento de livros por meio de uma estante móvel em formato de geladeira), entre outros..

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