Consulta e exame ajudam a diagnosticar doença da aorta

O Serviço Avançado de Doenças Vasculares (SAVE) da Santa Casa de Maceió implantou um setor específico para o atendimento ambulatorial e cirúrgico de pacientes que apresentem fator de risco para aneurisma da aorta abdominal.

Um dos principais objetivos do novo serviço é buscar a prevenção por meio de consultas e exames. Havendo confirmação do diagnóstico, a implantação de “stents”, por meio de um procedimento minimamente invasivo, pode evitar o risco de um rompimento da artéria, seguido de hemorragia interna e óbito.

Uma equipe de 27 profissionais altamente especializados atua no serviço de doenças da aorta (sem contar, é claro, setores como UTI, unidade de diagnósticos etc.).

A porta de entrada para os pacientes que buscam a prevenção na Santa Casa de Maceió é o Ambulatório de Doenças da Aorta, onde se busca traçar um perfil de risco do paciente.

Em seguida entra em cena o setor de ecografia avançada vascular, onde o paciente realiza a ecografia vascular com doppler colorido, exame considerado padrão ouro no diagnóstico deste tipo de patologia.

Confirmada a doença da aorta, o paciente segue para os outros dois degraus do setor. No planejamento terapêutico o paciente realiza os exames do pré-operatório, entre eles a consulta pré-anestésica e a angiotomografia.

Neste sentido a Santa Casa de Maceió possui um dos mais modernos equipamentos existentes no mundo nesta área, assim como uma equipe altamente qualificada para realizar o exame com a precisão exigida para estes casos.

Após a planejamento terapêutico, o paciente segue para o último estágio, ou seja, o tratamento cirúrgico em uma das salas da Hemodinâmica da Santa Casa de Maceió. A complexidade do procedimento precisa levar em conta a idade do paciente, os demais fatores de risco e a saúde das paredes da aorta, que podem se romper a qualquer momento sem aviso prévio.