2 de dezembro de 2018

Santa Casa Farol celebra Novembro Roxo com pais e filhos prematuros

Um em cada 10 bebês nasce prematuro no mundo, sendo o Brasil o 10° país no ranking mundial da prematuridade. Segundo a EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), a prematuridade é definida como o nascimento com menos de 37 semanas de gestação.

Para lembrar a data, a Santa Casa Farol entrou na campanha Novembro Roxo promovendo um encontro com pais, mães e filhos nascidos prematuramente na unidade. O pátio interno, cercado por muito verde, foi palco de uma roda de conversa com direito a bolo decorativo, decoração, pipoca e outras iguarias que agradaram tanto aos pequenos como à gente grande.

Segundo a enfermeira da UTI neonatal Magdala Lyra, o evento serve para alertar a sociedade para os motivos que levam à prematuridade.

Segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os principais fatores são: a gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores do parto prematuro no Brasil.

Novembro Roxo

O mês de novembro foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Por todo o mundo, desde 2013, várias cidades realizam eventos como jornadas, palestras, caminhadas, exposições, piqueniques, rodas de conversa, entre outros.

2 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *