Provedor da Santa Casa incentiva colaboradores a prosseguir estudos e crescer profissionalmente

O Almoço com o Provedor desta semana reuniu lideranças da área de suprimentos da Santa Casa de Maceió e colaboradores que ainda não tinham tido a oportunidade de participar deste encontro com o provedor. Um dos temas do encontro foi a possibilidade de ascensão profissional na instituição e o estímulo para que todos prossigam com seus estudos dentro ou fora da Santa Casa.

O projeto Almoço com o Provedor nasceu do desejo do provedor Humberto Gomes de Melo em conversar diretamente com os profissionais que atuam na instituição, ouvindo deles sugestões, demandas, propostas e sua vivência nos mais diversos setores do hospital e de suas unidades externas.

Junto com o provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa Rosinete Mendonça de Melo, estiveram presentes os superintendentes Carlos André de Mendonça Melo (Engenharia e Infraestrutura) e Severino Moura (Produção Assistencial e Suprimentos), além do gerente Sílvio Melo (Gestão de Pessoas) e do assessor Antonio Noya.

O provedor Humberto Gomes de Melo falou sobre o processo de extinção da função de auxiliar de enfermagem requerida pelo poder público e que levou a instituição a estimular que os auxiliares de enfermagem se qualificassem e fizessem a progressão dentro dos quadros do hospital.

Lembrou também o investimento em curso de qualificação para os profissionais remanescentes visando que todos fossem enquadrados como técnicos de enfermagem.

“Jamais deixem de estudar”, enfatizou o provedor, lembrando que o estudo e o empenho no seu local de trabalho são a porta para o crescimento profissional.

Segundo o superintendente Carlos André, fazer parte da Santa Casa é o sonho de muitas pessoas, seja pela remuneração paga em dia, seja pelas oportunidades de crescimento profissional ou simplesmente pela empresa ser referência em várias áreas. Ao citar a oportunidade de desenvolvimento profissional, Carlos André citou diversas lideranças que hoje ocupam postos-chave no hospital e que começaram no chamado “chão de fábrica” da empresa.

Há inúmeros exemplos de colaboradores dos serviços gerais e da segurança patrimonial que hoje estão em cargos estratégicos de coordenação. Alguns desses chegaram a este patamar entre cinco e dez anos. “Agora, o que precisa? É preciso estudar e demonstrar empenho no seu trabalho”, respondeu o próprio Carlos André.

“Gratidão, amor, orgulho de pertencer a algo, trabalhar em equipe”. Essas foram as palavras mais ouvidas pela psicanalista Rosinete Mendonça de Melo no almoço desta semana. Ela lembrou que o provedor não pode fazer nada sozinho e que as conquistas da Santa Casa dependem do trabalho de cada um. “Todos vocês são importantes. Uma higienização mal feita pode trazer consequências piores que a queda do sistema de informática. Ou seja, o papel de cada um faz a instituição ser o que é hoje no cenário nacional”.

Uma das mais recentes contratações da Gerência de Marketing, o publicitário César Amâncio lembrou que diferente de outros locais pelos quais passou, promover a Santa Casa é mais fácil porque o que se divulga é o que ocorre no cotidiano da instituição, o que é uma grande vantagem para quem atua nesta área. “Aqui não é preciso maquear nada”, resumiu.

O gerente Sílvio Melo fez questão de lembrar que poucas empresas no País têm um momento como esse com o seu principal gestor. Decisões já nasceram aqui desses encontros. “Aqui, por meio do relato de vocês, conhecemos melhor a nossa instituição.”

Sílvio Melo destacou ainda as seleções internas para colaboradores, pelas quais são escolhidos os novos líderes de setores.

Flutuações no sistema redobrou o empenho da equipe de logística

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o relato da coordenadora da Farmácia Lizete Vitorino. Ela destacou o empenho dos balconistas e operadores de estoque que trabalharam em regime emergencial sábados e domingos, quando ocorreram flutuações no sistema de controle de estoque.

“Foram dias corridos em que a gente precisava dar conta do recado e mostrar que tudo iria funcionar mesmo com a instabilidade do sistema. A partir daí foi possível observar que todos são importantes na estrutura do hospital: balconistas, operadores de estoque, o pessoal de Compras, auditores e tantos outros”, comentou Lizete.

O superintendente Severino Moura lembrou que no passado o planejamento de compras estava na cabeça das pessoas. Depois, com as ferramentas de informatização, o controle de estoque foi modernizado, passou a ter maior transparência e ampliou a capacidade de gestão do hospital sobre o mesmo.

“Trabalhamos e fomos inovadores para o sistema assumir esta função. Quando o sistema apresentou recentemente instabilidades, tivemos a oportunidade de vivenciar uma experiência nova e foi aí que pudemos observar o alto grau de comprometimento da nossa equipe, com todos vestindo a camisa inclusive nos finais de semana. Sinto-me grato por fazer parte dessa equipe”, pontuou.

Já o provedor Humberto Gomes de Melo anunciou que 90% da burocracia necessária para o reembolso dos planos de saúde foi enviada graças ao trabalho de todos. “Inclusive não ouvi queixas de colaboradores por causa deste trabalho inesperado. O que posso dizer a todos vocês senão gratidão”, finalizou o provedor.