Provedor detalha alterações em plano de saúde dos colaboradores

• Santa Casa Farol apresenta novo gestor administrativo
  • Nutrição inicia projeto-piloto de acompanhamento dos pacientes em tempo real
  • Alterações em benefício buscou reduzir excessos

O Almoço com o Provedor desta semana reuniu lideranças e colaboradores da Santa Casa Farol, deixando o salão nobre do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota para ocupar o refeitório da unidade no bairro do Farol.

Junto com o provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa, Rosinete Mendonça de Melo, estiveram presentes o superintendente Carlos André de Mendonça Melo (Engenharia e Infraestrutura), o gerente Sílvio Melo (Gestão de Pessoas), além de gestores e médicos que atuam no complexo.

O encontro marcou simbolicamente o início dos trabalhos do novo gestor administrativo da Santa Casa Farol, Fernando Antonio Querino Costa, que na verdade já assumiu o posto, substituindo Taciana de Amorim Barros Gomes.

Um dos destaques do encontro foi a excelente aceitação da comunidade em relação às consultas médicas noturnas nas áreas de obstetrícia e neurologia. Os médicos Rodrigo Benning e Rogério Rocha comemoram os bons resultados, já planejando a abertura de novos consultórios nos próximos meses.

Outra novidade que terá início em breve é um projeto da área de nutrição que servirá de laboratório e modelo a ser adotado na Santa Casa matriz. Conforme explicou a nutricionista Carla Daniele Santos, a área de produção de refeições ganhará um programa, vinculado ao sistema de internamento da unidade, que informará à equipe dados importantes como: alergia a certos alimentos, dieta receitada pelo médico, previsão de alta hospitalar, alimentação do acompanhante entre outras informações projetadas numa tela com o nome dos pacientes.

“A equipe de TI desenvolveu uma ferramenta que se assemelha à adotada nos postos de enfermagem da Santa Casa matriz onde constam diversas informações importantes sobre os pacientes. No nosso caso, são informações que interessam à área nutricional”, acrescentou a nutricionista. O sistema permitirá identificar as refeições com etiquetas, reduzindo mais ainda o risco de não conformidades.

A supervisora de enfermagem Magdala Lyra (UTI Neonatal) teve atendida uma demanda antiga de equipe multiprofissional da Santa Casa Farol. A unidade possui um espaço a céu aberto apropriado para realização de eventos, treinamentos e até missas, que vinha sendo pouco utilizado devido, justamente, à falta de uma cobertura que protegesse dos raios solares. Ao garantir que a cobertura seria realizada, o engenheiro Carlos André foi saudado por todos os presentes.

Em sua fala, a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo reiterou a importância do Almoço com o Provedor como uma oportunidade para que a gestão conheça os facilitadores e dificultadores daqueles que estão na linha de frente do hospital ou nas áreas de apoio e que nem sempre chegam aos gestores. Ela lembrou que os presentes no encontro podem trazer recadinhos de seus colegas.

Reajuste no plano de saúde buscou reduzir excessos

O provedor Humberto Gomes de Melo fez um pedido a todas as lideranças da Santa Casa de Maceió para que disseminem em suas equipes as novas alterações no contrato com a Unimed.

“Alguns excessos no uso do plano de saúde Unimed-Santa Casa, verificados no ano passado, quase levaram ao reajuste de 100%, ou seja, evitamos que dobrasse o valor descontado dos colaboradores. Para evitar que isso ocorresse, conseguimos reduzir o percentual para 15%, mas negociamos o reajuste no valor da coparticipação”, comentou o provedor Humberto Gomes de Melo.

Ele deixou, entretanto, um alerta a todos colaboradores: “É preciso usar o plano com racionalidade, porque o uso excessivo aumenta a sinestralidade e tem impacto em todos na hora do reajuste periódico”.

O plano de saúde beneficia hoje 3mil colaboradores e 2 mil dependentes. A Santa Casa de Maceió é uma das poucas empresas em Alagoas que assume 80% do plano-empresa, partilhando os 20% restantes com seus colaboradores.

O valor da coparticipação (ou seja, o que é descontado em folha do colaborador toda vez que ele faz um exame ou consulta) subiu para R$ 10,49. Ou seja, se o médico pedir dez exames (colesterol, triglicerídeo, glicose etc), o valor total será de R$ 104,90.

Uma outra novidade e preocupação é a coparticipação para uso da emergência/urgência. Cada vez que fizer uso do serviço, o valor a ser descontado será de R$ 20,98.