Dia Mundial do Rim: confira a estrutura da Santa Casa de Maceió para pacientes renais

Serviço de Nefrologia adquiriu 32 máquinas de hemodiálise e assiste 145 pacientes renais crônicos

O Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Maceió possui um dos mais modernos complexos de hemodiálise de Alagoas, sendo pioneiro em nefrologia e em transplante de órgãos no estado de Alagoas, atuando desde 1988.

No Dia Mundial do Rim (14 de março), profissionais e pacientes comemoram os investimentos realizados pelo hospital na área renal.

Atendendo a pacientes de convênios, particulares e SUS, o serviço possui 32 máquinas de hemodiálise adquiridas há dois anos e instaladas em três salas.

A equipe multiprofissional é integrada por 10 nefrologistas, equipe completa de enfermagem, psicólogo, assistente social e nutricionista, cuja assistência humana é a principal marca.

“O que mais me agrada é a atenção da equipe. Não somos números. Somos chamados pelo nome com respeito e educação”, disse o paciente A. K. L., há nove anos fazendo diálise.

Em 2018, o Serviço de Nefrologia realizou 24.047 sessões de hemodiálise e 12 transplantes de rins, contra seis procedimentos em 2017.