18 de abril de 2019

Capela da Santa Casa celebra a instituição da Eucaristia e revive o “Lava-pés” às 19h desta quinta (18)

Com a missa da ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja Católica dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia na qual Jesus Cristo, na noite em que foi entregue, ofereceu a Deus Pai o seu corpo e sangue sob as espécies do pão e do vinho e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Nesta missa, conforme explica o padre Cícero Lenisvaldo, celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Durante a celebração ocorre também a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia quando lavou os pés dos seus apóstolos.

“Com essa atitude, Jesus Cristo ensinou a importância da humildade, da caridade e do amor ao próximo, já que na sociedade daquela época cabia ao servo lavar os pés do seu mestre e não o contrário”, acrescentou o capelão da Santa Casa de Maceió.

O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda a noite. Na capela da Santa Casa a adoração prosseguirá até às 21h30.

18 de abril de 2019