Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Corpo clínico da Santa Casa de Maceió possui mais de 20 ex-residentes em seus quadros

A Santa Casa de Maceió, por meio da Divisão de Ensino e Pesquisa, já formou 147 médicos em seu programa de Residência Médica. Após a conclusão do curso, alguns desses especialistas continuaram na instituição, integrando o corpo clínico e contribuindo para a manter a qualidade no atendimento do hospital.

Em 2019, 27 médicos especialistas formados em 13 programas da Residência Médica da instituição foram entregues à sociedade. Atualmente, a Santa Casa de Maceió possui 20 Programas de Residência Médica e 81 médicos residentes em seus quadros.

O provedor Humberto Gomes de Melo destacou diversas conquistas da instituição na última década, entre elas a Acreditação nacional e internacional, que fundamentam a excelência do ensino médico nela realizado. “Muitos dos nossos residentes têm sido aprovados em residências e cursos de aperfeiçoamento em grandes hospitais do País, o que para nós é motivo de orgulho. E orgulho maior é ver que alguns desses especialistas seguem na Santa Casa de Maceió, cuidando de nossos pacientes”, disse o provedor.

Atualmente, dentre os formados nos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Maceió, e que abrilhantam com seus conhecimentos a instituição, estão os médicos: Aline Ottoni Wanderley (Cardiologia Clínica), Alisson Farias de Araújo (Ortopedia/Traumatologia), André Marinho Vitorio Cavalcante (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), Bruno Felipe Houly Almeida de Oliveira (Ortopedia/Traumatologia), Camilo Barros de Souza Câmara (Cirurgia Geral), Danillo Ewerton Oliveira Amaral (Anestesiologia), Diogo Nilo Miranda Borba (Clínica Médica), Eduardo Falcão Lima de Souza (Geriatria), Elson Alexandro Cordeiro Folha Filho (Cirurgia Geral) e Ezemita Batista Fernandes (Cardiologia Clínica).

Também fazem parte do corpo clínico da instituição:  Gleydson Lima dos Santos (Otorrinolaringologia), James de Almeida Cavalcante (Anestesiologia), Jedson Furtado de Castro (Ginecologia/Obstetrícia), Larissa Gouveia Aragão (Pediatria), Laura Melo Silva (Pediatria), Leander Levi Augusto de Almeida (Clínica Médica), Leonardo Coêlho de Alencar Barreto (Ortopedia/Traumatologia), Leonardo Monteiro Dória (Geriatria), Luís Renato de Lima Pedrosa (Ortopedia/Traumatologia), Márcia Gabrielle Tenório Correia Alves Casado (Clínica médica), Marcos Augusto Cavalcanti Lima (Cirurgia Geral), Marcus Vinícius Palmeira Oliveira (Geriatria), Monique Ramalho Marinho (Clínica Médica), Myra Jurema da Rocha Leão (Cancerologia Cirúrgica), Rodolfo Tenório Mascarenhas (Cirurgia Geral), Rogério Nascimento Costa (Ortopedia/Traumatologia) e Tatiana Barbosa Leão (Ginecologia/Obstetrícia).

Especialização em casa

De acordo com a gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa, Alayde Rivera, o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Maceió, dentro da Comissão Nacional de Residência Médica, foi iniciado em 2003 com o Programa de Nefrologia, evoluindo, posteriormente, com Clínica Médica e outros, até atingir, em 2018, um total de 20 programas em diferentes áreas médicas de atuação.

“Nos diversos programas que a Santa Casa mantém, os médicos residentes podem completar a sua formação em dois anos, como ocorre com a Clínica Médica, por exemplo. Ou em três anos, como ocorre na Ortopedia, Otorrino, Oncologia Clínica, entre outros”, disse Alayde Rivera.

O processo seletivo ocorre anualmente, a partir da publicação do edital com as informações sobre pré-requisitos de cada programa, número de vagas disponibilizado pela instituição em cada área, bem como o calendário e local das provas. O edital é geralmente publicado no mês de outubro e o processo seletivo ocorre em janeiro. O início das atividades dos novos residentes é iniciado em 1º de março de cada ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames