12 de agosto de 2019

Santa Casa Nossa Senhora da Guia promove ações durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Santa Casa Nossa Senhora da Guia promove em suas instalações diversas ações dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nesta segunda-feira (12), será realizada uma Atualização em Composição do Leite Materno, direcionada à equipe multiprofissional das Santas Casas Nossa Senhora da Guia e Farol, residentes e acadêmicos de medicina.

Santa Casa Nossa Senhora da Guia promove ações durante Semana Mundial de Aleitamento Materno

Definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês), o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2019 é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”.

Ana Cláudia Lima, gestora administrativa da Santa Casa Nossa Senhora da Guia

“Desde 2014, a Santa Casa Nossa Senhora da Guia participa ativamente com programação e a cada ano, a medida que o tema é traduzido para o português, redirecionamos as atividades da equipe, sendo sempre o foco o apoio a amamentação. Este ano o objetivo é empoderar os pais e desenvolvemos uma agenda extensa voltada no envolvimento dele no auxílio a essa mulher, quando ela chega em casa, no puerpério, que é o momento mais delicado para a mãe, pois sai da alta hospitalar e se depara com a rotina com o bebe e as tarefas domésticas”, disse Ana Cláudia Lima, gestora administrativa da Santa Casa Nossa Senhora da Guia.

As atividades da Semana foram iniciadas na última segunda-feira (05), com uma Roda de Conversa para as acompanhantes de pacientes internadas. A programação seguiu durante a semana com outra Roda de Conversa e dois cursos de Gestantes para colaboradoras do hospital e grávidas da comunidade no auditório da instituição, localizada no bairro do Poço.

“As rodas de conversa foram direcionadas aos acompanhantes das pacientes internadas. Alguns mitos foram derrubados nas dinâmicas realizadas pela equipe multiprofissional que realizou perguntas sobre o que eles sabiam sobre os cuidados quando chegassem em casa, tanto sobre a amamentação quanto ao apoio a essa mulher. Era nesse momento que a equipe buscava orientar e empoderar os pais, pois a responsabilidade cai sobre a mãe, mas o homem pode ajudá-la em atividades simples deixando que ela descanse”, destacou Ana Cláudia Lima.

Hora do Mamaço aconteceu na última sexta-feira (09)

Nos dias 14, 15 e 16, a programação conta com o Curso de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), para os colaboradores das Santas Casas Nossa Senhora da Guia e Farol. O IHAC é uma estratégia lançada pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF em 1991 com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. A iniciativa consiste no treinamento dos profissionais de saúde do estabelecimento de saúde para o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

O leite materno é um alimento completo, único e que deve ser dado de forma exclusiva até o sexto mês de vida, no mínimo. “As mulheres sofrem muito com a interferência de familiares e vizinhos, que dizem que o leite é fraco, que a mulher não vai conseguir. Então o bebê passa a tomar fórmulas lácteas, água e chás podendo acarretar em desmame precoce”, afirmou Ana Cláudia Lima, gestora administrativa da Santa Casa Nossa Senhora da Guia.

 

12 de agosto de 2019