Pacientes da Santa Casa de Maceió premiam médicos da instituição

Em 2019, a Ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia de Maceió perguntou aos seus pacientes se indicariam o médico que os atendeu para um parente ou amigo. O resultado dos mais bem avaliados foi conhecido no último dia 21, com a entrega do Prêmio Profissionais de Excelência a 39 médicos da instituição. A solenidade, realizada no Centro de Estudos Lourival de Melo Mota, contou com a presença do provedor Humberto Gomes de Melo, do diretor médico Artur Gomes Neto e do diretor administrativo-financeiro, Dácio Guimarães e marcou as comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

Registro de alguns dos indicados ao Prêmio Profissionais de Excelência, homenagem entregue dentro das comemorações ao Dia do Médico

Para a realização da pesquisa, 7.368 clientes foram pesquisados e 177 médicos foram citados. A Ouvidoria utilizou a metodologia de NPS (Net Promoter Score), criada nos Estados Unidos, com o objetivo de realizar a mensuração do Grau de Lealdade dos Consumidores de qualquer tipo de empresa. A ampla utilização do método se deve a simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia.

Artur Gomes Neto, Humberto Gomes de Melo e Dácio Guimarães na premiação

Segundo Thamirys Nunes, supervisora da Ouvidoria, a ideia de homenagear os médicos era antiga. “O projeto já vinha sendo trabalhado há um tempo, quando começamos o Correio de Elogios, mas, até então, não tínhamos conseguido encaixar um momento para os médicos. Eles tinham a curiosidade de saber a visão dos pacientes e nos perguntavam se também seriam avaliados. Percebemos que seria uma oportunidade de homenageá-los, aproveitando a pesquisa que fizemos de janeiro a setembro de 2019. Apesar de ser um projeto da Ouvidoria, a premiação é espontânea, pois foi uma indicação dos clientes para os médicos”, disse.

Artur Gomes Neto figura na lista dos mais bem avaliados. Cirurgião torácico e diretor médico da Santa Casa de Maceió, ele falou sobre a importância da premiação. “Como médico, é a sensação de estar exercendo a medicina com competência e focado nos anseios do paciente e familiares, independentemente de qualquer outro fator, como credo, raça ou remuneração. Como gestor, a avaliação vem para constatar que a instituição tem um número grande de profissionais com esse perfil, o que é importante, pois fideliza o cliente, que sente-se bem e, caso precise, volta ou indica a Santa Casa de Maceió”, disse o cirurgião torácico.
O cirurgião-geral, Jacob Miranda, foi um dos agraciados com o prêmio. “Fiquei muito orgulhosos e feliz. O melhor reconhecimento é daqueles que nos procuram em momentos de suas vidas que estão precisando de alguma ajuda e também por ter sido na instituição Santa Casa de Maceió”, disse o médico.
Para Aldo Barros, coordenador médico de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Maceió, é uma honra estar entre os homenageados. “Foi com grande satisfação e emoção que recebi esta premiação. Reconhecimento de um trabalho árduo, mas realizado com muito carinho e dedicação. Fico feliz em saber que meus pacientes estão satisfeitos com minha atuação como médico, pois isso me motiva ainda mais”, afirmou.
“Em uma escala de 0 a 10 o quanto você recomendaria o médico para um parente ou familiar” foi a pergunta feita aos pacientes, que responderam nos totens de pesquisa e urnas de sugestões espalhadas pelos serviços do hospital. “Temos estudos que mostram que quando o cliente lhe recomenda, ele não teve apenas uma experiência positiva, mas que existe um grau de lealdade com o produto e o serviço muito maior. O boca a boca é uma poderosa ferramenta de marketing”, explicou Thamirys Nunes.

Lista de médicos premiados:

Marcel Davi – Radioterapeuta
Bruno Motta – Cirurgia bariátrica