7 de novembro de 2019

Santa Casa de Maceió se preparara para seu VI Congresso Multidisciplinar

A cada dois anos, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió promove seu Congresso Multidisciplinar. Em sua sexta edição, que será realizada de 28 a 30 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca, o evento terá como tema “Doenças Crônicas – Da prevenção aos Cuidados Paliativos”. Organizado pela Divisão de Ensino e Pesquisa da instituição, o público-alvo do evento são estudantes e profissionais da área da saúde.

Palestrantes convidados para o congresso: Veridiana Schultz, Juliana Gibello Casalechi e Eduado Dias

“A instituição foi inovadora ao criar o primeiro serviço de Cuidados Paliativos do estado de Alagoas e inova agora ao escolher esse tema para o nosso congresso, ampliando a discussão sobre Cuidados Paliativos e levando atualização aos participantes do evento”, disse Maria Alayde Mendonça, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa. No dia 28 de novembro, como atividade pré-congresso, será realizado o II Simpósio de Prevenção de Lesão por Pressão da Santa Casa de Maceió.

Nos dias 29 e 30 de novembro, durante o congresso, serão abordados temas como: “O que são Cuidados Paliativos e como são inseridos na assistência em saúde”, “Os desafios de criar e gerenciar um serviço de Cuidados Paliativos”, “Comunicação de más notícias”, “Síndrome de Burnout na equipe médica”, “Aspectos legais que embasam o cuidado de fim de vida”, “Cuidados Paliativos em UTI” e “O sentido da vida no processo de adoecer, da morte e do luto”.

Também serão realizadas mesas redondas multiprofissionais para a discussão de assuntos como: “A equipe multiprofissional nos Cuidados Paliativos”, “Lidando com sintomas em Cuidados Paliativos”, “Decisões difíceis em Cuidados Paliativos”, “Interface dos Cuidados Paliativos com Especialidades”, bem como a discussão de casos clínicos.

O congresso contará com a presença de palestrantes de vários locais do Brasil, todos com grande experiência na área de Cuidados Paliativos e reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre eles estão o geriatra Eduardo Dias e a psicóloga Juliana Gibello, coordenadores do curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Israelita Albert Einstein, e a médica intensivista Veridiana Schulz Casalechi, membro integrante da equipe de Terapia Intensiva do Hospital Sírio Libanês e de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer de São Paulo.

As inscrições do evento, e para a apresentação dos trabalhos, estão abertas e devem ser feitas através do endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/vicmdscmm/. Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones: 2123-6431 e 98101-9966 (Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió).

7 de novembro de 2019