Santa Casa de Maceió fecha 2019 com recertificação nacional e internacional

Acreditação. O termo é pouco conhecido do grande público, mas é símbolo de excelência para os estabelecimentos de saúde que implantam processos assistenciais seguindo padrões bem específicos. A Santa Casa de Misericórdia de Maceió optou pelas metodologias de Acreditação Nacional – ONA e pela Acreditação Internacional Canadense – Qmentum, ambas avaliadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma instituição Acreditadora credenciada e renomada no Brasil, sendo recertificada, este ano, nas duas avaliações.

Com 168 anos de fundação, a instituição é vista como exemplo no cenário nacional por seus investimentos na segurança e na excelência da assistência ao paciente. “O ano de 2019 foi mais uma etapa vencida com muitas conquistas, e isso é motivo de muito agradecimento. Este ano, a instituição foi recertificada, se firmando como um dos poucos do país, o único de Alagoas, com tais certificações. É importante ressaltar que não apenas o Serviço Acreditado ganha com este reconhecimento, a sociedade, pacientes, fornecedores, também são beneficiados, pois na instituição há uma busca contínua pela melhoria de seus processos”, destacou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo. A certificação nacional passa por manutenções periódicas e sua duração varia de acordo com o nível alcançado.

Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió conquistou sua segunda recertificação no nível mais alto concedido pela ONA, o nível III, também chamado de Excelência em Gestão. Já para obter a recertificação internacional, a instituição passou por criteriosas avaliações onde foi evidenciada a conformidade dos padrões e das boas práticas respondendo aos seguintes questionamentos: “os equipamentos estão disponíveis?”; “possuem calibração, manutenções preventivas e corretivas?”; “a infraestrutura atende à legislação vigente?”; “os protocolos de atendimento são padronizados, permitindo o atendimento das patologias de forma segurança?”; “e o cuidado é planejado de acordo com a necessidade de cada paciente?”.

As avaliações realizadas pelas duas certificações são feitas por meio de traccers, entrevistas com paciente e familiares/cuidadores, análise de prontuários e de documentos institucionais, além da avaliação das instalações e maquinário.

Com a recertificação, a Santa Casa de Maceió está no seleto grupo de 172 hospitais Acreditados com Excelência, dos quais apenas 19 são do Nordeste, entre eles seis da Bahia, dois de Sergipe, três de Pernambuco, quatro do Ceará, um da Paraíba, dois do Maranhão, e a Santa Casa de Maceió, única de Alagoas. O hospital alagoano também é um dos 340 estabelecimentos acreditados no Brasil entre os 6040 cadastrados, menos de 6%, o que ainda demonstra a baixa adesão, tanto pelo desconhecimento dos benefícios dos processos de Qualidade nas instituições de saúde, quanto pelo fato de que no País ainda a Acreditação é um processo voluntário.