6 de janeiro de 2020

Seleção para a Residência Médica 2020 segue até quinta-feira (09)

As inscrições para o processo de seleção do Programa de Residência Médica (PRM) 2020 da Santa Casa de Misericórdia de Maceió terminam nesta quinta-feira (09). A Divisão de Ensino e Pesquisa da instituição informa que as inscrições custam R$450,00 e serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br.

Processo de seleção para a Residência Médica 2018

Os interessados poderão se inscrever para as 37 vagas disponíveis nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Diagnóstico Por Imagem, Radioterapia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Geriatria, Nefrologia, Neonatologia e Medicina Intensiva. A duração do curso depende da especialidade escolhida e pode variar entre dois, três ou cinco anos.

Para a vaga de residente em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, o candidato deverá ter, como pré-requisito, especialização em Angiologia ou Cirurgia Vascular, ou Radiologia e Diagnóstico por Imagem. A duração da residência médica é de um ano.

A seleção será feita seguindo a forma prevista na Legislação Federal pertinente e normativas da CNRM – Comissão Nacional de Residência Médica, especialmente a Resolução nº 2 de 27 de agosto de 2015 e Nota Técnica nº 94/2015.

Novos especialistas

O Programa de Residência Médica é apenas um dos investimentos da Santa Casa de Maceió na área de ensino e pesquisa com vistas ao reconhecimento oficial do Ministério da Educação. “Em sete anos, saímos de seis Programas de Residência Médica para 20. Hoje temos quase 80 médicos-residentes na instituição. Se pensarmos que em cada programa temos três preceptores, mas há casos em que esse número chega a dez, vemos o quanto o programa evoluiu”, destacou Alayde Rivera, gestora da Divisão de Ensino e Pesquisa.

Em fevereiro de 2019, a Santa Casa de Maceió entregou à sociedade alagoana mais 27 médicos especialistas formados em 13 programas da Residência Médica da instituição. Atualmente, o hospital possui 20 programas e 79 médicos residentes em seus quadros.

Para o diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes de Melo, o hospital que se propõe a ensinar tem um diferencial, pois vai poder atender melhor à população. “Sei que é uma área que continuará crescendo na instituição. Acredito que nossos pacientes se sentem ainda mais seguros de escolher uma instituição que prioriza a formação de bons profissionais”, afirmou.

6 de janeiro de 2020