28 de fevereiro de 2020

Santa Casa de Maceió forma 30 novos residentes médicos

A Santa Casa de Maceió entregou à sociedade novos 30 médicos especialistas formados em seu 14° programa da Residência Médica da instituição. Atualmente, o hospital possui 20 programas e 77 médicos residente sem seus quadros. A solenidade de formatura ocorreu na quinta-feira (20/02) no Centro de Convenções do Jatiúca Hotel & Resort.

Emoção foi a palavra de ordem na solenidade. Em seus discursos de agradecimento, alguns formandos relataram as dificuldades enfrentadas para terminar a Residência. A distância da família e amigos foi a maior delas. “A dedicação tem que ser total. Sei que nossas famílias e amigos entendem, mas queremos nos desculpar pelas ausências físicas, devido ao trabalho, e a falta de atenção em algumas ocasiões”, disse a cirurgiã oncológica, Amanda Lira Dos Santos Leite.

“Foi uma noite de grande emoção para todos os que participaram da formação, sob qualquer aspecto, seja como preceptor, supervisor ou gestor da Santa Casa de Maceió, pois é um momento de muito júbilo para os que se formam, seus familiares e para quem participou da formação desses profissionais”, disse a gerente de Ensino e Pesquisa, Alayde Rivera.

Na formatura da Residência Médica da Santa Casa de Maceió, personalidades como o coordenador da Comissão de Residência Médica, David Buarque, falaram sobre a excelência do programa. “Temos uma equipe de preceptores qualificada para compartilhar conhecimentos e o auxílio de alta tecnologia que permite a formação do médico dentro da instituição”, disse Buarque.

Aldo Barros foi o preceptor da turma de Cirurgia Oncológica. “Foi uma satisfação imensa participar desse momento de formação, principalmente na especialidade de cirurgia oncológica, tão necessitada pela sociedade.  Foi um prazer e uma responsabilidade, mas tudo isso só foi possível devido à grande estrutura que a Santa Casa de Maceió fornece”, disse o cirurgião.

Rogério Carnaúba Ribeiro é o mais novo nefrologista de Alagoas. “Passei três anos como residente na Santa Casa de Maceió. Passei um ano na Geriatria, mas não dei continuidade. Hoje, o que me vem à mente é gratidão por todas as oportunidades que a instituição me deu”, disse o formando.

Para Jaurez Teixeira Silva Valença, a formatura trouxe a sensação de dever cumprido. “A especialização nos engrandece como seres humanos e profissionais. Somos gratos a todos os nossos preceptores e a toda equipe da Santa Casa de Maceió que contribuiu, de forma direta ou indireta, para isso”, disse o formando em Cardiologia Clínica.

“O Fellow em Imagem é muito bom para continuar o aperfeiçoamento na radiologia, pois ajuda muito na questão do aprendizado nos métodos mais avançados. Foi ótimo fazer parte do time da Santa Casa de Maceió. Fui muito bem acolhida e me senti muito à vontade para melhorar de todas as formas”, ressaltou Rita Karine Veras de Mello Pimentel.

Estiveram presentes no evento, o coordenador da Comissão Estadual de Residência Médica, Fernando Fidelis; o coordenador da Coreme da Santa Casa de Maceió, geriatra David Buarque; Aldo Calaça, representando o CRM; Antônio Alicio, representando a Mesa Administrativa; a gerente Alayde Rivera (Divisão de Ensino e Pesquisa), além de preceptores, formandos e familiares. Ao todo, a Santa Casa de Maceió formou 177 médicos residentes em seu Programa de Residência Médica. Nesta edição, o obstetra Manuel Calheiros foi homenageado.

 

14ª FORMATURA DE RESIDÊNCIA MÉDICA – 2020:

Anestesiologia

Aline dos Santos Pereira

Clarissa Araújo Vasconcelos Pastl

Larissa Cerqueira de Moraes

Robergson Rozendo Ribeiro

Cardiologia Clínica

Helia Maria Rodrigues Silva

Cirurgia Geral

Jaurez Teixeira Silva Valença

Lucídio Jácome Ferreira Filho

Clínica Médica

Juliana Gomes Costa Leal

Márcio Henrique de Carvalho Lima Filho

Ana Luiza Souza de Figueirôa

Alisson palmeira serafim da silva

Karla Amaral de Gusmão Miranda

Fellow Imagem

Rita Karine Veras de Mello Pimentel

Geriatria

Mayara Soares de Freitas Oliveira

Priscylla Mirelle Monteiro dos Santos Souza

Obstetrícia e Ginecologia

José Pereira Venâncio Júnior

Nefrologia

Rogério Carnaúba Ribeiro

Neonatologia

Elis Matias Sales

Gabriela Carvalho Nobre

Oncologia Cirúrgica

Diego Windson de Araújo Silvestre

Amanda Lira Dos Santos Leite

Oncologia Clínica

Paula Karolyne Simões Mello

Ortopedia e Traumatologia

Daniel Menezes Tenório Cavalcante

Pool Anibal Alarcon Leon

Otorrinolaringologia

Ravena Barreto da Silva Cavalcante

Mirella Kalyne Cavalcante Magalhães

Pediatria

Antônio Batista de Freitas Neto

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Alexandre Batista de Arruda

Tiago Brito Barroso

 

Confira as fotos do evento:

28 de fevereiro de 2020