Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió já deu alta a 140 pacientes internados por Covid-19

A Santa Casa de Maceió iniciou o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) em 26 de fevereiro. Até o segunda-feira (25), 2092  casos foram notificados com a doença: 852 com resultado positivo e 569 descartados. A boa notícia é que nesse período, 140 pessoas receberam alta curada e estão livres da contaminação.

Capelão Cícero Lenisvaldo abençoou pacientes da Unidade Osvaldo Brandão, espaço reservado para tratamento de Covid-19

O paciente é considerado curado quando apresenta melhora clínica, tem a extinção dos sintomas e os exames sorológicos de sangue detectam a imunidade contra o vírus. “Ver o paciente recebendo alta é uma felicidade, uma sensação de dever cumprido. A equipe médica do hospital tem se dedicado dia e noite para que o número de altas curadas aumente cada dia mais”, disse a pneumologista Fátima Alécio.

A Santa Casa de Maceió utiliza um protocolo de tratamento baseado nas melhores evidências cientificas que a instituição teve acesso. Os estudos sobre a doença na procura por algo novo são realizados, constantemente, pelo corpo clínico da instituição.

Pneumologista Fátima Alécio atua na linha de frente contra a Covid-19

Segundo Alécio, quando o paciente precisa ir para a UTI não significa que esse seja o seu fim. “A UTI é um lugar aonde os pacientes vão para viver e serem melhor cuidados. Em muitos casos, nós médicos nos sentimos até mais tranquilos com o paciente em terapia intensiva, pois ele poderá ter seu caso visto mais de perto. Claro que ficamos aflitos, mas confiantes que estamos ofertando os melhores tratamentos para combater a doença”, disse a especialista.

Na terapia intensiva, entre outros cuidados estão os da fisioterapia que realiza uma mobilização precoce em pacientes graves, mas estabilizados. Nesses casos, mesmo com eles entubados, podem ser feitos exercícios ativos assistidos (quando o paciente está acordado e com noção corporal), o que ajuda a dar funcionalidade em uma musculatura que está há muito tempo parada. Com o início precoce da fisioterapia motora, ainda na UTI, diminui o tempo de ventilação mecânica.

Já os pacientes saem da UTI dão continuidade ao tratamento em apartamentos ou enfermarias do hospital para se recuperar da deterioração pulmonar. Os fisioterapeutas investem no fortalecimento da musculatura respiratória e periférica (braços e pernas) com os exercícios com pesos.

No Brasil, até a segunda-feira (25), foram registradas 23.522 mortes provocadas pela Covid-19 e 376.669 casos confirmados da doença em todo o país. O número de pacientes recuperados é de 153.833. Os números colocam o País como o segundo no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos.

“Em 25 anos de formada é a primeira vez que pude ver uma pandemia. Pensei que não iria viver o suficiente para viver um momento como este, mas ele está aí. A classe médica tem atuado com toda a sua forca para salvar vidas e restabelecer a tranquilidade e paz para os nossos pacientes, para o Brasil e do Mundo. Estar na linha de frente é um desafio, talvez o maior da nossa carreira”, finalizou a pneumologista, Fátima Alécio.

Referência

Por ser um hospital de referência em oncologia, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia vascular, entre outras especialidades, a Santa Casa de Maceió mantem setores institucionais denominados Covid Zero (livres de contaminação) para receber casos urgentes dessas especialidades. Essas unidades estão alocadas na Santa Casa de Maceió (Centro), Santa Casa Farol, Santa Casa Rodrigo Ramalho (oncologia 100% SUS) e Santa Casa Nossa Senhora da Guia (maternidade SUS), onde também foram reservados oito leitos para parturientes com covid-19 e síndrome gripal aguda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames