17 de julho de 2020

Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Maceió participa de importantes encontros online

Integrantes do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Maceió apresentaram as experiências vividas na instituição em dois importantes eventos online: a Webinar Real Class, do Real Hospital Português, em Recife, e uma live da Sociedade Nigeriana de Neurocirurgia, na África.

Como a internet é um recurso antigo nas atividades científicas, ela ganhou mais espaço com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) sendo ainda mais usada por profissionais de diversas áreas da saúde que conseguem participar de seminários online, geralmente transmitidos ao vivo, sobre temas específicos.

Neurocirurgião Aldo Calaça

“A Webinar Real Class foi uma troca de experiências entre profissionais da região e uma oportunidade para eu e os neurocirurgiões João Gustavo dos Santos e Duarte Cândido Nuno apresentássemos para colegas de todo o Brasil nosso Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, que é um serviço muito bem organizado e estruturado, onde operamos as mais diferentes patologias que acometem o sistema nervoso central tanto no crânio, quanto na coluna. Concomitantemente, tivemos a oportunidade de participar do evento da Sociedade Nigeriana de Neurocirurgia. Vários profissionais da África e da Europa participaram e foi mais uma oportunidade para divulgarmos o trabalho da instituição. Temos uma equipe que está crescendo e consolidando as experiências nas diferentes áreas de atuação do sistema nervoso central”, disse o neurocirurgião Aldo Calaça, coordenador do Serviço.

Há muitos anos que os congressos americanos e brasileiros atuam apresentando matérias ao vivo de forma online. No passado, em alguns eventos americanos, eram apresentados resultados de pós-operatórios na sala de conferência com a possibilidade de acompanhar o estado clínico de pacientes uma semana após a cirurgia.

Para Aldo Calaça, o canal é eficiente e promove uma boa interação entre profissionais da área. “As pessoas tiveram, obrigatoriamente, que se distanciar e evitar a aglomeração para diminuir o risco de contaminação pela covid-19, e a alternativa foi a realização desses encontros pela internet. A criação da Webinar (abreviação da expressão em inglês web based seminar, que significa seminário realizado pela internet) é uma oportunidade de reunir profissionais de diferentes especialidades ou subespecialidades que podem discutir determinados temas forma simultânea”, destacou o especialista.

17 de julho de 2020