Profissionais da Santa Casa de Maceió são homenageados pela Arquidiocese

A oitava noite da Novena de Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira de Maceió, foi marcada por uma homenagem aos profissionais de diversas instituições de saúde da capital alagoana que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A Santa Casa de Maceió participou da celebração realizada na última terça-feira (27), na Catedral Metropolitana, com 22 de seus colaboradores que receberam Bíblias da edição comemorativa do centenário da Arquidiocese de Maceió.

Entre os homenageados estavam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, membros da equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogos, nutricionistas, entre outros), maqueiros, seguranças, além de colaboradores dos setores de Higienização, Hotelaria, Copa e Recepção.

Cláudia Falcão, médica intensivista

A médica intensivista Cláudia Falcão foi uma das profissionais que receberam a homenagem. “Esta missa foi, sem dúvida, um dos momentos mais especiais durante essa pandemia, pois pudemos orar por aqueles que sobreviveram à doença e por aqueles que faleceram por causa dela. Também foi possível agradecer à Santa Casa de Maceió que nos deu a oportunidade de, com cinco UTIs dedicadas ao tratamento dos pacientes com covid-19, fazer com que muitos pudessem sobreviver a essa pandemia. Ficamos extremamente gratos e honrados com essa homenagem que a Igreja Católica prestou aos profissionais da saúde”, disse.

Daniela Broad, coordenadora de Enfermagem

“Foi com o coração cheio de gratidão que participamos dessa noite tão especial, uma missa direcionada, uma linda homenagem. Não arredamos dos desafios impostos pela covid-19. Foram dias difíceis, mas que a gente se manteve forte, pois apoiamo-nos uns nos outros para seguir com o nosso maior propósito que é cuidar do próximo. Então a palavra para este momento é gratidão pelo sentido de equipe que conseguimos ressignificar nessa pandemia”, disse a coordenadora de Enfermagem, Daniela Broad, outra homenageada da noite.

Colaboradores da Santa Casa de Maceió

Padre Cícero Lenisvaldo, capelão da Capela de São Vicente de Paulo da Santa Casa de Maceió, destacou a importância da instituição durante a pandemia. “Depois de uma noite vivenciada junto com a comunidade, a Arquidiocese e a família Santa Casa de Maceió é como se sentíssemos que não estávamos sozinhos nessa batalha. Havia alguém, uma força superior que nos acompanhava. Agora temos a certeza disso. Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima guiaram a instituição. Deixamos nessa fase da pandemia uma marca de qualidade, de serviço e de identidade católica, que, de fato, o hospital deve ter e que transpareceu. Pudemos agradecer a Deus e saborear essa alegria que Nossa Senhora nos dá”, destacou.

A novena cumpriu as diretrizes estabelecidas para a fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado, onde as igrejas de Maceió podem utilizar 75% de sua capacidade de lotação. Os fieis usaram máscara, mantiveram às distâncias indicadas, higienizaram os calçados antes de entrar e utilizaram álcool em gel 70%.