10 de novembro de 2020

Santa Casa de Maceió capacita novos integrantes da CIPA

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, por meio da Gestão de Pessoas, promoveu a capacitação dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de quatro unidades da instituição. A programação ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro, no Auditório Sizenando Nabuco, no Centro de Estudos Lourival Loureiro de Melo, e contou com a participação dos titulares e suplentes para a gestão 2020/2021.

Nos cinco dias de treinamento, realizado mantendo os cuidados de distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel, especialistas e profissionais que atuam na instituição passaram os conteúdos necessários para a condução do trabalho. No dia 19, a técnica de Segurança do Trabalho, Thayse Emmanoele Silva de Lima, falou sobre a “Organização da comissão e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições às comissões”, enquanto o advogado Rogério Costa tratou das “Noções sobre a Legislação Trabalhistas e Previdenciária relativas à Segurança e Saúde no Trabalho”.

Dia 20, com o farmacêutico Daniel Porto Barbosa, foi a vez de saber sobre os “Dispositivos de Segurança com foco na NR 32”. A supervisora de Enfermagem da Gerência Corporativa de Riscos e Produção Assistencial – GRPA, Maria Marília Ferreira Francisco, que atua na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, falou sobre o “Cuidado de Prevenção para Covid-19 no Ambiente de Trabalho”. O técnico de Segurança do Trabalho, Pedro Rafael Vicente, apresentou o Mapa de Riscos Ambiental: “Construir o MRA Integrando-o a NR-32” e Oficina do mapa de risco ambiental”.

No terceiro dia, as palestras foram sobre o “Programa de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde – PGRSS”, ministrada por Romualdo Barbosa, coordenador do Serviço de Hotelaria do hospital; a supervisora do Serviço de Nutrição, Silyvia Albuquerque, falou sobre o “Processo de trabalho da Nutrição e Dietética e a Prevenção de Acidentes”; e Heline Graziely, enfermeira do Centro de Oncologia, discutiu as “Noções Gerais de Quimioterapia (Riscos Químicos)”.

Já no dia 22, os participantes aprenderam com a Dra. Maria Claudiane Bezerra de Souza, médica da GRPA, as “Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS”. Jaelson Pimentel da Silva, técnico de Radiologia, falou sobre “Radiação Ionizante x Plano de Proteção Radiológica – PPR”; já Francine Souza Loureiro de Mendonça Caetano, coordenadora da Medicina do Trabalho, explanou sobre o “Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Noções sobre Doenças Ocupacionais”.

No último dia de treinamento, a fisioterapeuta Alessandra Fontes falou sobre “Ergonomia no Ambiente de Trabalho”. A técnica em Segurança do Trabalho, Deiseanne Luz, mostrou os “Princípios Gerais de Higiene do Trabalho x PPRA”, e a enfermeira do trabalho, Layane Barbosa, discutiu a “Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho x Acidente com perfurocortante (risco biológico”).

A nova gestão da CIPA é composta por 17 titulares e 15 suplentes, distribuídos da seguinte forma: Santa Casa matriz (8 titulares – 7 suplentes), Santa Casa Nossa Senhora da Guia (4 titulares – 3 suplentes), Santa Casa Farol (4 titulares – 4 suplentes) e Santa Casa Central de Distribuição (1 titular e 1 suplente).

 

10 de novembro de 2020