1 de fevereiro de 2021

Alagoas terá Centro de Ensino e Treinamento em Endoscopia Digestiva

Santa Casa de Maceió foi credenciada pela SOBED; curso terá duração de dois anos

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió foi aprovada e credenciada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) para iniciar o Centro de Ensino e Treinamento (CET) em Endoscopia Digestiva. A conquista reforça a modernização aplicada ao longo dos últimos três anos no Serviço especializado do hospital.

Credenciamento é um marco na história de Alagoas

Para Herbeth Tolêdo, coordenador-chefe do Serviço, tal credenciamento é um marco na história de Alagoas. “O treinamento permitirá o estágio de alunos por um período de dois anos, formando profissionais que entrarão no mercado de trabalho de forma qualificada. Os próprios médicos preceptores ou docentes da instituição e os estagiários receberão constantes atualizações com o intercâmbio com outros grandes centros formadores da SOBED em todo o Brasil, o que o torna um importante diferencial no aprendizado contínuo”, disse.

Herberth Tolêdo, coordenador-chefe do Serviço de Endoscopia da Santa Casa de Maceió

O CET será coordenado pelo endoscopista Daniel Pacheco Costa, que prepara o edital a ser lançado em fevereiro. “Estamos muito felizes com o esforço de toda a equipe, que galga mais um importante passo para o ensino especializado no Estado, e pela excelência do projeto pedagógico desenvolvido por seu coordenador”, destacou Tolêdo.

Há três meses, o Serviço de Endoscopia Digestiva da Santa Casa de Maceió renovou seu quadro clínico, assim como também investiu na compra dos modernos equipamentos. Com uma equipe formada por 13 médicos e uma equipe de enfermagem especializada, a média mensal de atendimentos é de 20 pessoas por dia. O exame pode ser feito de segunda a sábado de forma eletiva ou em caráter emergencial (diariamente).

EXAME– A endoscopia digestiva realiza o diagnóstico de lesões desde o esôfago, estômago e duodeno, como também o reto, colón e as vias biliares, com condições de tratamentos minimamente invasivos. Na Santa Casa de Maceió, o exame é realizado por médicos especialistas, dentro da unidade hospitalar, com critérios absolutos de segurança, limpeza e desinfecção dos aparelhos, obedecendo normais rígidas de vigilância sanitária e seguindo princípios de qualidade, sob a diretriz de um hospital Acreditado internacionalmente, e diretrizes de sociedades internacionais da especialidade médica e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

1 de fevereiro de 2021