Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Adaptação alimentar de idosos em tempos de pandemia

Gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade, o Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió fala, na edição desta semana, sobre como podemos adaptar a alimentação em tempos de pandemia. O conteúdo será disponibilizado nesta quarta-feira (19) nos canais oficiais do hospital no Instagram, Facebook e YouTube.

Para se proteger da covid-19 foi preciso adaptar a rotina, e o que antes era realizado na rua, como trabalho e lazer, passou a ser feito em casa, o que alterou a forma de encarar a alimentação. “O que acontece, então? Todos os gastos calóricos que tínhamos com a ida e volta ao trabalho, exercícios diários, entre outros afazeres fora do lar, acabaram ou diminuíram. Com isso temos o excesso de energia não gasta e a ansiedade por não poder sair, o que alterou nossos hábitos alimentares e resultando em mais vontade de comer”, disse o nutricionista Raphael Almeida.

Além da alimentação, essa alteração de rotina causa impactos negativos em dois outros eixos de uma vida saudável: exercícios físicos e o sono. Nos idosos, o impacto negativo pode ser maior. “Temos que nos alimentar bem, nos exercitar e descansar. Quando estamos confinados dentro de casa quebramos este ciclo. Se estamos mais tempo parados, menos energia é gasta e menos se deveria comer. Mas nem sempre se senti isso de forma imediata. Então a pessoa acaba dormindo mais tarde, o que gera algumas alterações nos horários de comer”, explica o especialista.

Com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

PAUSA – Em 2020, o curso presencial de Envelhecimento Ativo seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Por conta da pandemia, uma vez por semana, as aulas são disponibilizadas nas plataformas online.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames