Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Assistentes Sociais falam sobre os desafios e prazeres do trabalho

Neste sábado (15) é celebrado o Dia do Assistente Social. Com uma equipe de excelência, o Serviço Social da Santa Casa de Maceió trabalha para a garantia de direitos e equidade social no atendimento às demandas dos pacientes, acompanhantes e familiares internos, além de conduzir os processos externos postos pelos usuários.

 

Como linha de frente na fase crítica da pandemia, os profissionais da instituição precisaram se reinventar para a adequação às novas modalidades de atendimentos, leis, decretos municipais e estaduais, bem como às mudanças de fases governamentais, para manter o isolamento e conter a proliferação da covid-19.
“Apesar das mudanças postas à categoria, não deixamos de prestar assistência de qualidade, escuta sensível, acolhimento e segurança aos nossos usuários. Eles, em nenhum momento, deixaram de receber informações, boletins médicos e acompanhamentos sociais necessários para intervir na realidade social apresentada.”, destacou Somaya Lemos, coordenadora do Serviço Social.
A seguir, confira o que sentem os assistentes sociais que atuam na Santa Casa de Maceió sobre o ato de exercer sua profissão:

“No dia do Assistente Social somos lembrados que o amor ao próximo pode sim ser uma escolha de profissão”, (C. Stempniak) – Eliane Teles, assistente social que atua no Plantão Social da Unidade de Internação particular e convênio.
“Somos profissionais que chegamos o mais próximo possível da vida cotidiana das pessoas com as quais trabalhamos. Poucas profissões conseguem chegar tão perto desse limite como nós. É, portanto, uma profissão que nos dá uma dimensão de realidade muito grande e que nos abre a possibilidade de construir e reconstruir identidades, a da profissão e a nossa, em um movimento contínuo”, (MARTINELLI, Maria Lúcia) – Julyane Lopes, assistente social da Cardiologia
“Ser assistente social é poder participar, por meio da minha intervenção e de um atendimento humanizado, da mudança social e humana daqueles que são atendidos por mim, orientando e mediando o acesso aos direitos sociais, das mais diversas políticas públicas, contribuindo, assim, com uma vida mais digna”, Katharinne de Lima, assistente social da Santa Casa Farol.
“O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar!”, Luciana Vianna, assistente social da Nefrologia.
“O bem-estar do próximo é, para nós, tão importante quanto ao nosso. Eu amo ser Assistente Socia”, Mariana Urtiga, do plantão Social SUS.
“Serviço Social além da assistência, um direito”. Felipe Castro, assistente social das unidades de internação SUS e convênio.
“Nenhum ser humano deve experienciar condições desumanas de existência e é sobre isso a luta do assistente social. Garantir direitos para aqueles que nem sempre sabem que tem direitos”, Somaya Lemos – coordenadora de Serviço Social.
“Ser assistente social me possibilita enxergar a realidade além do que é posto… Sou muito realizada profissionalmente”, Thaisa Costa, que atua na Santa Casa Nossa Senhora da Guia.
“É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia a dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários”, (IAMAMOTO, Marilda) – Maria Luiza Inácio, assistente social do Banco de Sangue.
“15 de maio, Dia do Assistente Social. Profissional que colabora com a promoção do bem-estar social e se dedica a lutar por melhores condições de vida”, Maria José Epifânio, do Plantão Social do SUS.
“A nobreza do nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer a sua história, em saber como chegou a tal situação e como é possível construir com ela formas de superação este quadro”, (MARTINELI, Maria Lúcia) – Polyana Farias, assistente social da Geriatria.
“A dimensão do trabalho do assistente social perpassa, necessariamente, pela compreensão que ele tem do seu exercício profissional. Onde o bem-estar do usuário, é, para nós, tão importante quanto o nosso”, Iara Viera, profissional da Unidade Oncológica Dr Rodrigo Ramalho.
“O serviço social é uma das poucas profissões que trata da questão humana no seu sentido mais profundo possível. Somos profissionais que lutamos pelo direito conjunto da sociedade”, (MARTINELLI, Maria Lúcia) – Dayana Karla, assistente social da Oncologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames