26 de maio de 2021

Vacinação da pessoa idosa é tema do Grupo de Envelhecimento Ativo

Nesta quarta-feira (26), a médica residente em Geriatria, Ana Carolina Abreu, que faz parte da equipe multidisciplinar do Serviço de Geriatria da Santa Casa de Maceió, falará sobre a vacinação da pessoa idosa dentro da programação do Grupo de Envelhecimento Ativo do hospital. O conteúdo será disponibilizado pelos canais oficiais do hospital no Instagram, Facebook e YouTube. Assista aqui.

Ana Carolina Abreu, médica residente em Geriatria da Santa Casa de Maceió

“Durante o envelhecimento muitas coisas mudam em nosso corpo, e o sistema imunológico está incluído. Isso aumenta o risco de infecções (viral ou bacteriana), e, associado a outros problemas de saúde, como diabetes e pressão alta, o risco é multiplicado. A vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças antes que se tenha contato com elas”, disse a médica residente em Geriatria, Ana Carolina Abreu.

A vacina usa as defesas naturais do corpo para criar resistência a infecções específicas e torna o sistema imunológico mais forte. Não causam a doença, nem colocam o indivíduo em risco de complicações. Entre as vacinas indicadas para pessoas a partir dos 60 anos estão: Meningocócica, Tríplice Viral, Hepatite B, Hepatite A, Herpes-Zóster, Febre Amarela, Tétano e da Gripe (Influenza A e B).

“Havendo contaminação pelo novo coronavírus, por exemplo, a pessoa infectada fica protegida de sintomas mais graves, evitando hospitalizações e mortes, além de impedir a contaminação de mais pessoas”, explicou a médica.

Com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

PAUSA – O projeto do Grupo de Envelhecimento Ativo é gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Agora, uma vez por semana, as aulas estarão disponíveis nas plataformas online.

26 de maio de 2021