2 de junho de 2021

Atuação da fonoaudiologia para um envelhecimento ativo

O envelhecimento é um processo natural com redução gradativa da reserva funcional dos indivíduos e, em alguns casos, pode não ocasionar nenhum transtorno. Porém, certas alterações decorrentes desse processo podem ter seus efeitos minimizados pela assimilação de um estilo de vida mais participativo e ativo.

Jordana Santos, fonoaudióloga

Nesta quarta-feira (02), a fonoaudióloga Jordana Santos, que faz parte da equipe multidisciplinar do Serviço de Geriatria da Santa Casa de Maceió, falará sobre atuação da fonoaudiologia para um envelhecimento saudável. O conteúdo será disponibilizado pelos canais oficiais do hospital no Instagram, Facebook e YouTube. Assista aqui.

O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que trabalha em todos os aspectos da comunicação humana, linguagem, fala, voz e audição, mas também as funções de deglutição (ato de engolir) e mastigação (respiração). “Nossa atuação busca assegurar bem estar desse indivíduo, intervindo, especialmente, em situações de risco, redimensionando e dirigindo o foco para a qualidade de vida e não apenas para tratar a doença”, disse a fonoaudióloga.

Com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

PAUSA – O projeto do Grupo de Envelhecimento Ativo é gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Agora, uma vez por semana, as aulas estarão disponíveis nas plataformas online.

2 de junho de 2021