12 de agosto de 2021

Cuidados com a saúde bucal em tempos de coronavírus

“Quem está cuidado do sorriso por de trás das máscaras? ”. Esse é o questionamento da odontogeriatra, Carolina Buarque, na aula dessa semana no Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió. A especialista fala sobre os “Cuidados com a saúde bucal em tempos de coronavírus” e o conteúdo pode ser conferido aqui.

Estudos mostram que os fluídos do nariz da boca são as maiores fontes de disseminação de covid-19. Para se proteger da contaminação é necessário seguir as orientações de distanciamento social, de higienização das mãos, e evitar passar a mão no rosto. “Não é à toa que a máscara é a nossa maior proteção contra a doença. Não podemos negligenciar as questões da saúde bucal, pois uma gengiva inflamada pode causar danos ao organismo. Qualquer situação, independente do coronavírus, deve ser tratada no dentista”, disse a profissional.

A aula faz parte de um projeto gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Mas, em decorrência da pandemia, uma vez por semana, as aulas são disponibilizadas nas plataformas online.

O Grupo de Envelhecimento Ativo conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais da Santa Casa de Maceió, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

 

12 de agosto de 2021