26 de agosto de 2021

Envelhecimento Ativo fala como proteger o sistema locomotor dos idosos

O Curso de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió traz como tema o sistema locomotor. O ortopedista Hilton Barros explica as funções dos ossos, ligamentos, cartilagens, entre outras estruturas que garantem o bom funcionamento dos músculos. Além disso, o especialista dá dicas para evitar lesões. Confira aqui.

Ortopedista Hilton Barros fala sobre sistema locomotor

“O paciente mais idoso tem diversas características. Temos os mais frágeis, e os mais ativos. Nem sempre a idade diz o grau de atividade da pessoa. É importante manter um grau de atividade para evitar não só as doenças cardiológicas e pulmonares, mas lesões no ombro (bursite), artrose, osteoporose e fraturas e manter o aparelho locomotor o mais saudável possível”, disse o especialista.

A aula faz parte de um projeto gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Mas, em decorrência da pandemia, uma vez por semana, as aulas são disponibilizadas nas plataformas online.

O Grupo de Envelhecimento Ativo conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais da Santa Casa de Maceió, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

 

 

26 de agosto de 2021